A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou uma representação contra o jogador de vôlei Wallace Souza solicitando a instauração de um processo disciplinar contra o atleta. O documento foi encaminhado ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Os advogados da União apontaram que o atleta violou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e do código de ética do COB. A AGU afirma que houve incitação pública ao ódio ou à violência, uso indevido de expressões discriminatórias e incitação à prática de ato de violência por meio de redes sociais.
Na argumentação, a AGU solicita às entidades a aplicação das penalidades máximas previstas em ambos os códigos, com multa no valor de R$ 100 mil e banimento do esporte olímpico.
O órgão ainda requer que nas representações os advogados da União sejam habilitados, para que a AGU atue como terceira interessada no processo.
O caso
O jogador de vôlei Wallace virou alvo da AGU por uma postagem nas redes sociais na noite de segunda-feira 30. No Instagram, o atleta reagiu a um comentário de um seguidor e, em seguida, promoveu uma enquete na rede social, que foi apagada logo depois.
Wallace, que atualmente defende o Cruzeiro — mas foi suspenso pelo clube —, postou uma foto com uma espingarda calibre 12 e abriu uma “caixinha de comentários” para interagir com os seguidores. Um deles questionou: “Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?”. Foi quando Wallace criou uma enquete. O jogador perguntou para os seguidores: “Alguém faria isso?”.
A postagem foi compartilhada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. “Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias”, escreveu. Pimenta classificou o jogador como “extremista” e “golpista” e afirmou que “não vamos tolerar ameaças”.
O que diz Wallace
Wallace usou as redes sociais para se retratar. Além de pedir desculpas, o jogador disse que “não tinha intenção de incitar a violência”.
“Quem me conhece sabe que eu jamais incitaria à violência em hipótese alguma, principalmente ao nosso presidente. Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo. Errei”, comentou.
“Estou aqui pedindo desculpas, porque quando você erra, não tem jeito. Você tem que assumir seu erro e se desculpar. Jamais tive a intenção de incitar à violência ou ao ódio, não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou, e não é isso que quero passar para ninguém”, completou o jogador do Cruzeiro.
Minha opinião! Infeliz a fala dele, mais diz aí quem não fala coisas indevidas? Hoje no Brasil quem tem mais popularidade? O jogador de vôlei do Cruzeiro? Claro sem desmerecer e reconhecer seu grande trabalho! Ou os políticos extremistas, Juízes, desembargadores a mídia com viés puramente, ideológico para se manter e se sustentar através dos impostos dos cidadãos, ameaçam, puni, subestimam a capacidade do povo, de saber o que é certo ou errado. Qual pessoa em sã consciência vai querer acompanhar um raciocínio animalesco desse? Me admira muito, a diferença de tratamento dessa classe de juízes, políticos, mídia, que deveriam pesar com a mesma prudência e bom senso, todas as postagens, de ataques pessoais quando o ex presidente Bolsonaro sofreu. Foi pessoas jogando futebol com réplica da cabeça dele, foi pessoas encenando a morte dele, e vc’s aí ? Os mesmos que estão pedindo a cabeça do rapaz agora se fizeram de “ÉGUA” como se diz aqui na minha terra não viram o que estava acontecendo? Qual a régua basilar que vc’s usam para a justiça de
Vc’s? E eu digo de em relação de vc’s com suas próprias consciência. Ou que restou dela.
Os “Ministérios da Verdade” e do “Amor” já estão em plena atividade. Vai vendo…
*OBS: Leia 1984, de George Orwell.
A ditadura está aí na cara de todos, os que só falam em democracia não fizeram nada na época com tudo que aconteceu com o Bolsonaro, era normal, agora é banimento e multa, só faltou a forca
O “ódio do bem” fazendo mais uma vítima no esporte. Mundo hipócrita esse no qual estamos vivendo, onde o ódio e a mediocridade tomou conta da sociedade e se agrava com a ascensão da esquerda ao poder e piora muito com as eleições no congresso. O Brasil já era.
Ódio do bem pode. Vamos ter que conviver com essa falsidade daqui por diante.
Cabra frouxo este Wallace.
Mais frouxo é quem fez o L na urna sabendo de tudo de ruim que o barba quer fazer.
Está tudo errado neste governo o papel da AGU e defender os interesses da união e não do molusco mas este governo se acha proprietário de tudo até da mente dos ignorantes
Bem que faz.
QUEM NÃO GOSTARIA ?
Se alguém tirar um Raio-X da região escrtotal do molusco, vai ver um esqueletinho pendurado se balançando nas bolas do sujeito.
É Paulo Pimenta.
Fala a verdade e tem que se humilhar pedindo desculpas e mesmo se não fosse verdade ,cadê a liberdade de expressão??? Se sentiu ofendido processem. Mas calar a boca na truculência é demais …
Errou.
Mas o problema é: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.
A esquerda tem gabinete o ódio faz tempo e ninguém faz nada.
Cuidado pra não ter punição desproporcional. É um pai de família.
O cara não tem que se desculpar, até porque as redes sociais não vão dar a menor atenção, elas querem apenas detonar as pessoas assim com as supostas autoridades do judiciário que agem de acordo com o pensamento da mídia.
Se ele não se desculpasse, seria banido do mesmo jeito. Infelizmente a direita ainda não aprendeu com a esquerda a driblar os boicotes. Deixasse por isso mesmo e ele que fosse para o exterior, simples assim. Quem não gostou, paciência! Sabiam que estavam elegendo um bandido como presidente, 60,3 milhões de cúmplices fizeram por livre e espontânea vontade! Poderia ser impedido de jogar no Barril, mas nada o impediría de atuar no exterior.
Vão mandar ele a a família para o campo de concentração da pf?
Quando deram a facada no Bolsonaro (Isto sim foi um ato de ódio) ninguém foi preso, até agora ninguém sabe quem contratou os advogados nem quem foi o mandante. Deveriam ter expulsado o Adélio da sociedade civil ao invés de colocá-lo num manicômio.
Que providências tomaram quando usaram a cabeça do então Presidente Bolsonaro como bola de futebol?
Nenhuma, até porque o AGU era outro. O álibi da esquerda era que o Bolsonaro era autoritário e estaria atentando contra a liberdade de expressão se o fizesse. O atual AGU parece que é o “Bessias” da época da Dilma. Agora que a situação se inverteu, vão caçar um por um que fizer enquete parecida. Quem fez o L sabia o que estava fazendo.