O Brasil será atingido pela formação de um ciclone extratropical no fim de semana, de domingo 2 até a terça-feira 4. O portal Climatempo divulgou a informação nesta sexta-feira, 30.
O ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado por fortes tempestades e ventos. Ele vai atingir o litoral da Bahia, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O fenômeno deve começar a se afastar da costa do Brasil na segunda-feira 1º e na terça-feira 2.
Ciclone extratropical terá ventos de 60 quilômetros por hora
“Os ventos ganham intensidade na costa do Rio De Janeiro e do Espírito Santo nos próximos dias”, disse o site, sobre o ciclone extratropical que passará pelo Brasil. No domingo, a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, deve ter rajadas de vento de cerca de 60 quilômetros por hora.”
Já na região capixaba da Grande Vitória e no litoral da Bahia, os ventos devem aumentar na segunda-feira. Entre o Espírito Santo e a Bahia, as rajadas de vento também devem ficar por volta dos 60 quilômetros por hora. O litoral baiano deve sofrer mais com rajadas de vento na madrugada de terça-feira da próxima semana.
- Brasil deve ser um dos mais afetados pelo El Niño
- Onda de calor e El Niño intenso provocam 15 mortes nos EUA
Além do ciclone extratropical: El Niño preocupa produtores rurais
A chegada do fenômeno natural El Niño começa a preocupar os produtores rurais da Região Nordeste — em especial, dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O impacto nas lavouras ainda é incerto.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez o alerta sobre a passagem do fenômeno pelo país ainda em abril.
O leitor pode ler a reportagem completa ao clicar neste link.