Partes do Norte e do Nordeste do Brasil, além de pequena área no Centro-Oeste, estão na área do alerta laranja em decorrência de chuvas intensas. Emitido na manhã desta segunda-feira, 6, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso será válido até as 8 horas de terça-feira 7.
+ Confira as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste
Com exceção do extremo sudeste do Pará e do extremo nordeste de Goiás, o alerta da vez, que representa perigo relacionado a condições climáticas, vale para boa parte da fronteira agrícola do Matopiba. Isso porque as chuvas intensas devem se concentrar sobre quase todo o Tocantins (exceto o sudoeste), no Norte. Além disso, no Nordeste, os acumulados devem ocorrer sobre o sul do Maranhão, o sul do Piauí e o oeste da Bahia.
De acordo com o Inmet, o alerta laranja da vez representa possibilidade de chuva de até 100 mm num único dia sobre essa importante faixa para o agronegócio brasileiro. Mas isso não será o único problema para o Matopiba. Isso porque a previsão do tempo indica registros de ventos intensos. As rajadas podem, a saber, ir de 60 a 100 km/h.
Leia mais:
Para essa região agrícola, a condição climática poderá ir além de prejudicar os trabalhos nas plantações. Conforme a meteorologia, tal situação corre o risco de provocar problemas na infraestrutura.
“Risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Instruções diante do alerta laranja de chuvas intensas
Diante do alerta laranja por causa de chuvas intensas, o Inmet apresenta três instruções a quem está nessa faixa do país:
- não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e
- se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Leia também: “‘Mudança climática foi categorizada na religião do ‘wokeísmo'”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste