A meteorologista Estael Sias, da empresa MetSul, apresentou uma previsão do tempo com alerta para os próximos duas. De acordo com ela, partes do país devem ser impactadas com registros de chuvas intensas e tempestades. Além disso, há indicação de formação de uma nova frente fria e de mais um ciclone extratropical.
+ Leia as últimas notícias sobre previsão do tempo no site da Revista Oeste
Conforme a previsão, o alerta é válido para a Região Sul. Isso porque essa porção do Brasil tende a contar com “cenário meteorológico complexo” a partir desta sexta-feira, 7. Nesse sentido, mais de um fenômeno climático deve ocorrer ao longo dos próximos dias.
Leia mais:
“Enorme instabilidade com a atuação de uma frente fria, uma frente quente, centros de baixa pressão (um com potencial de configurar ciclone junto na costa), uma massa de ar muito quente, uma massa de ar muito frio”, firma Estael. “E uma intensa corrente de jato, o que levará a altos acumulados de precipitações e alta probabilidade de tempo severo.”
De acordo com a previsão do tempo, a condição climática no Sul do país nos próximos dia se dará em dois momentos. A partir de amanhã haverá risco de chuvas em excesso e registros de tempestades. Haverá, ainda nesse sentido, aumento da nebulosidade e o deslocamento da frente fria.
O alerta para mais frente fria, ciclone, chuvas e tempestades
No segundo momento, que englobará, sobretudo, os dias 15 e 16 de julho, o alerta da previsão do tempo da MetSul é para a formação de mais um ciclone extratropical. Conforme as projeções, o fenômeno deve se formar próximo à costa do litoral Sul brasileiro. Assim há risco de mais chuvas e tempestades severas sobre a região, indica a empresa de meteorologia.
“O risco de temporais é válido para os três Estados do Sul, especialmente no evento da semana que vem, mas o perigo de chuva excessiva com volumes muito altos na soma dos dois episódios é maior para o Rio Grande do Sul, onde os acumulados de precipitação devem ser bastante altos e dentro do que poderia se esperar em um mês de julho sob El Niño“, afirma Estael Sias. Além disso, a frente fria seguirá avançando.
Leia também: “El Niño deixa o agronegócio brasileiro em alerta”
Sou assinante, minha assinatura vence em Agosto. Pq não posso participar do chat? É dois pesos e duas medidas?