O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo” devido ao aumento da onda de calor no Brasil. Ela começou na segunda-feira 18 e atingirá seu pico no fim de semana.
Leia também: “Horário de verão: ministério indica não haver necessidade de voltar”
Essa onda de calor é um fenômeno incomum para esta época do ano e requer cuidados adicionais. É importante estar ciente dos riscos à saúde para tomar medidas que protejam do calor excessivo.
Cuidados necessários
O calor intenso reduz a umidade relativa do ar, aumentando os riscos de problemas respiratórios e desconforto. As recomendações do Inmet incluem beber bastante líquido, evitar atividades físicas sob o sol forte, usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.
Regiões afetadas
Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os estados sob o alerta vermelho até o domingo 24. As altas temperaturas afetarão em especial o norte do PR, o oeste de SP e de MG, MT, MS, GO, o oeste da BA, o interior do MA e do PI, TO, RO e o sul e o leste do PA.
Para a próxima semana, o Inmet prevê áreas registrando temperaturas acima dos 40°C. A MetSul estima temperaturas ainda mais elevadas, entre 43°C e 45°C para alguns locais.