O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para condições climáticas severas na Região Norte, entre esta segunda-feira, 10, e esta terça-feira, 11. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), combinada com calor e umidade elevados, pode gerar chuvas de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h.
As áreas mais afetadas incluem uma faixa do Acre ao Maranhão e passa por Rondônia e Mato Grosso. Além disso, um aviso amarelo foi emitido para chuvas intensas em diversas partes do país, com precipitações de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Centro-Oeste, temporais são esperados em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e oeste de São Paulo. O Inmet emitiu um aviso amarelo de perigo potencial nessas regiões e prevê tempestades e possível queda de granizo até esta terça-feira.
Inmet alerta população
![Mapa do Inmet](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/imagem_2025-02-10_160052059.jpg)
Segundo o instituto, as condições meteorológicas demandam cautela da população, principalmente por causa de volumes expressivos de chuva e ventos intensos previstos.
No Sul do Brasil, uma onda de calor afeta Santa Catarina, o que inclui o sul do Estado, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, com previsão de persistência até quarta-feira 12. Para o Rio Grande do Sul, o Inmet emitiu um alerta vermelho de grande perigo, válido até esta terça-feira, com temperaturas que podem superar a média histórica em até 5°C.
O Inmet recomenda que a população tome medidas para se proteger do calor intenso, como evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e se manter hidratada. As autoridades locais estão em alerta para prestar assistência em caso de emergências relacionadas às altas temperaturas.