O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para a Região Sul do Brasil. A condição meteorológica levanta preocupações com o acumulado de chuva. Contudo, o órgão também alertou para uma onda de calor em outras regiões.
No Estado do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina há um alerta vermelho, em que indica “grande perigo”. Enquanto isso, em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outras localidades, persiste o alerta para a onda de calor, com temperaturas elevadas e risco de tempestades.
As enchentes no Estado gaúcho causaram a morte de oito pessoas. As estatísticas foram atualizadas na manhã desta quarta-feira, 1º.
Saiba mais: “Eduardo Leite pede ajuda imediata a Lula para resgatar ‘centenas de pessoas’ de temporais”
Além dos óbitos, 21 estão desaparecidos, 1.431 estão desalojados e 11 ficaram feridos. Ao todo, 1.145 já conseguiram abrigo. Ontem, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos na região de Santa Maria.
Alerta de instabilidade e riscos no sul do país
Para a Região Sul, os alertas do Inmet destacam a persistência da instabilidade até a quinta-feira 2, com previsão de chuvas intensas e acumulados acima de 200 milímetros por dia.
O temporal vem acompanhado de trovoadas e rajadas de vento. O alerta vermelho para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina indica risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Além disso, o órgão alerta para tempestades nessas regiões, com previsão de chuva entre 50 milímetros e 100 milímetros por dia e ventos fortes de até 100 km/h.
A condição pode provocar queda de granizo e possíveis danos, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos
Leia também: “Número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 8”
O Inmet também emitiu alerta amarelo para o sul e centro de Santa Catarina, em virtude das tempestades, com previsão de chuvas de até 50 mm/dia, ventos intensos e eventual queda de granizo.
Já na região Nordeste, especialmente no Rio Grande do Norte e em áreas do Ceará, são esperadas chuvas intensas, ventos fortes e possíveis ocorrências de corte de energia elétrica, alagamentos e danos causados pela tempestade.
Essas condições climáticas exigem atenção e medidas preventivas por parte da população e autoridades locais.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste