O número de pessoas que morreram durante as fortes chuvas no Rio Grande do Sul subiu para oito. Até a noite anterior, o governo do Estado havia confirmado cinco mortes. As estatísticas foram atualizadas na manhã desta quarta-feira, 1.
Leia também: “Todo o Estado está sob risco de inundação, diz governador do Rio Grande do Sul”
Além dos óbitos, 21 estão desaparecidos, 1.431 estão desalojados e 11 ficaram feridos. 1.145 já conseguiram abrigo. Ontem, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos na região de Santa Maria.
As aeronaves de modelo H-60 Black Hawk estão lotadas na Base Aérea de Santa Maria (BASM), à disposição das buscas. A operação conta com auxílio de um óculos de visão noturna (NVG) por causa da instabilidade das condições meteorológicas.
Diante das fortes chuvas, o governo do RS estabeleceu um gabinete de crise. Segundo o Estado, o foco das equipes de apoio no momento é o resgate de famílias que estão isoladas.
Governador do Rio Grande do Sul pede ajuda imediata a Lula
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ajuda imediata ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite da terça-feira 30 em seu perfil no Twitter/X. O auxílio seria para resgatar “centenas de pessoas” que foram atingidas pelos recentes temporais no Estado.
Leia mais em: “Eduardo Leite pede ajuda imediata a Lula para resgatar ‘centenas de pessoas’ de temporais”
“Presidente Lula, por favor, envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o Rio Grande do Sul”, reforçou o governador. “Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias.”
O alerta de tempestades, iniciado na segunda-feira 29 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanece em vigor até a noite da próxima quinta-feira, 2.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Minha solidariedade aos nossos irmãos gaúchos que há tempos enfrentam tantas adversidades climática. Tenham forças e fé para reconstruir e superar. Povo trabalhador e corajoso, lamento as vidas perdidas que Deus conforte as famílias enlutadas