O Brasil enfrenta instabilidade no tempo nesta quinta-feira, 7. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para tempestades e chuvas intensas em quase todas as regiões do país ao longo do dia, principalmente no final da tarde e à noite.
Norte e Nordeste
Na Região Norte, os alertas de chuva são para o norte do Pará, Amazonas, Rondônia e Amapá; enquanto para o Nordeste a atenção se concentra na faixa que vai do Maranhão até o Rio Grande do Norte, onde a circulação de vento leva umidade do oceano para essa área, o que acarreta a possibilidade de volumes significativos de água.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Centro-Oeste
O calor e a umidade também marcam a quinta-feira na região central do país, com a presença de temporais.
De acordo com o Inmet, as chuvas estarão mais presentes no centro-norte de Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul, norte de Góias, sul de Tocantins e Distrito Federal, onde a manhã foi de chuvosa.
Leia também: “Confira a previsão do tempo para as capitais, nesta quinta-feira”
Sul e Sudeste
No Sul, o oeste do Paraná e Santa Catarina também podem registrar ventos fortes e trovoadas, como resultado da instabilidade desencadeada pelo calor na região.
No Sudeste o alerta de temporais está concentrado no sudeste de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo.
Leia também: “Março começa com ondas de calor e chuvas acima da média”
Rajadas de vento, trovoadas e raios
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, as chuvas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e descargas elétricas.
Calor
A temperatura segue elevada em todas as regiões do país, sendo Cuiabá a capital mais quente nesta quinta-feira, com os termômetros chegando a 35°C.