publicidade
Brasil

Último fim de semana do verão se encerra com calor, frente fria e chuvas intensas; entenda

O Sudeste deve sofrer com altas temperaturas, mas o Sul verá os termômetros mais baixos

Na Região Norte e no Centro-Oeste, a combinação de calor e alta umidade do ar favorece as condições para chuvas intensas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Na Região Norte e no Centro-Oeste, a combinação de calor e alta umidade do ar favorece as condições para chuvas intensas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No último fim de semana do verão deste ano, o Brasil passará por alternâncias climáticas acentuadas. Algumas regiões enfrentarão onda de calor, enquanto outras experimentarão frente fria e chuvas intensas.

Um dos Estados que terão frente fria é o Rio de Janeiro, enquanto a Zona de Convergência Intertropical leva chuvas intensas na costa norte, especialmente entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. É o que informa a empresa de meteorologia Climatempo.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Na Região Norte e no Centro-Oeste, a combinação de calor e alta umidade do ar favorece o surgimento das precipitações. A circulação de ventos em níveis elevados da atmosfera agrava essa situação. No Sul, a presença de ar frio de origem polar influencia as temperaturas, de modo a tornar as noites mais amenas. Em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as mínimas podem ficar abaixo de dez graus Celsius.

Algumas regiões enfrentarão onda de calor, enquanto outras experimentarão frente fria e chuvas intensas | Foto: Divulgação/Climatempo
Algumas regiões enfrentarão onda de calor, enquanto outras experimentarão frente fria e chuvas intensas | Foto: Divulgação/Climatempo

Calor no Sudeste

No último fim de semana do verão, as temperaturas mais elevadas no Brasil, entre 37°C e 39°C, são esperadas para o Espírito Santo, norte e leste de Minas Gerais, Tocantins, interior da Bahia e centro-sul do Piauí. No Sul, espera-se pancadas de chuva em todo o Paraná e Santa Catarina, especialmente à tarde e à noite. Em Porto Alegre, o sol deve predominar, enquanto Curitiba pode enfrentar chuva ao longo do fim de semana.

No Sudeste, a passagem da frente fria estimula chuvas em várias áreas, como Rio de Janeiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais e São Paulo. Há risco de chuvas fortes na Serra da Mantiqueira e regiões serranas. O sol predomina no Espírito Santo e em partes de Minas Gerais, mas chuvas intensas podem ocorrer na Grande Belo Horizonte e no Grande Rio.

Na Região Centro-Oeste, o calor e a umidade criam um clima abafado, com pancadas de chuva e raios previstos principalmente à tarde e à noite. As capitais Goiânia e Brasília devem ficar em alerta para chuvas moderadas a fortes. No Nordeste, o sol forte e o tempo seco prevalecem na Bahia, no Sergipe e em partes de Pernambuco e do Piauí. No entanto, a Zona de Convergência Intertropical provoca chuvas volumosas no Rio Grande do Norte e leste da Paraíba.

No Norte do Brasil, muitas áreas de instabilidade continuam a se formar por causa do calor e da grande umidade no ar, além da Zona de Convergência Intertropical na costa norte. Há alerta para temporais no Acre, Amazonas, Roraima e norte do Amapá. Outras regiões também podem enfrentar chuvas de intensidade moderada a forte.

Confira a previsão do tempo para este domingo, 16

Norte

  • Rio Branco (AC): Predomínio de nuvens com chuvas esparsas. Temperatura máxima de 31°C e mínima de 22°C;
  • Manaus (AM): Pancadas de chuva isoladas. Máxima de 32°C e mínima de 24°C;
  • Belém (PA): Chuvas ocasionais e possibilidade de tempestades. Temperaturas entre 31°C e 24°C;
  • Macapá (AP): Chuvas esparsas. Máxima de 31°C e mínima de 24°C;
  • Porto Velho (RO): Chuvas isoladas. Temperaturas variando entre 33°C e 24°C;
  • Boa Vista (RR): Algumas pancadas de chuva rápidas. Máxima de 30°C e mínima de 24°C; e
  • Palmas (TO): Chuva ao longo do dia. Temperaturas entre 31°C e 23°C.

Nordeste

  • São Luís (MA): Chuvas esparsas. Máxima de 31°C e mínima de 24°C.;
  • Teresina (PI): Céu nublado. Temperaturas variando entre 32°C e 23°C;
  • Fortaleza (CE): Possibilidade de algumas tempestades. Máxima de 29°C e mínima de 24°C;
  • Natal (RN): Períodos de chuva. Temperaturas entre 29°C e 24°C;
  • João Pessoa (PB): Algumas tempestades. Máxima de 30°C e mínima de 24°C;
  • Recife (PE): Possibilidade de algumas tempestades. Temperaturas variando entre 30°C e 25°C;
  • Maceió (AL): Algumas pancadas de chuva, principalmente pela manhã. Máxima de 32°C e mínima de 24°C;
  • Aracaju (SE): Predomínio de sol. Temperaturas entre 31°C e 25°C; e
  • Salvador (BA): Predomínio de sol. Máxima de 32°C e mínima de 26°C.​

Centro-Oeste

  • Cuiabá (MT): Períodos de chuva. Temperaturas variando entre 34°C e 24°C;
  • Goiânia (GO): Parcialmente ensolarado. Máxima de 32°C e mínima de 21°C;​
  • Campo Grande (MS): Céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 33°C e 23°C; e
  • Brasília (DF): Predomínio de sol. Máxima de 32°C e mínima de 20°C.​

Sudeste

  • Belo Horizonte (MG): Algumas pancadas de chuva. Temperaturas variando entre 31°C e 20°C;
  • Vitória (ES): Parcialmente ensolarado. Máxima de 31°C e mínima de 24°C;
  • Rio de Janeiro (RJ): Algumas pancadas de chuva. Temperaturas entre 29°C e 23°C; e
  • São Paulo (SP): Chuvas esparsas. Máxima de 25°C e mínima de 19°C.​

Sul

  • Curitiba (PR): Algumas pancadas de chuva rápidas. Temperaturas variando entre 23°C e 16°C;
  • Florianópolis (SC): Predomínio de sol. Máxima de 28°C e mínima de 19°C; e
  • Porto Alegre (RS): Possibilidade de pancadas de chuva. Temperaturas entre 29°C e 19°C.​

Algumas regiões estão sob alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por causa da previsão de chuvas intensas e ventos fortes.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.