Parte da Região Sul vai voltar a sofrer os impactos da formação de um ciclone extratropical. Além disso, rajadas de vento, chuvas e uma nova frente fria devem impactar áreas sulistas a partir de sexta-feira, informa a empresa de meteorologia Climatempo.
Um novo ciclone extratropical chegará perto da costa do Uruguai e da Argentina nesta sexta, mas não vai passar sobre nenhum Estado do Brasil. Mesmo assim, a queda de pressão que acontecerá em virtude da presença do fenômeno climático vai impactar, sobretudo, o Rio Grande do Sul, que deverá encarar ventos fortes.
Este será o quinto ciclone extratropical que terá alguma influência no Brasil em um período de dois meses. O primeiro foi em junho e causou inundações no nordeste do Rio Grande do Sul. O segundo, que atuou no início de julho, afetou áreas gaúchas e catarinenses. Os outros dois, também no mês passado, afetaram parte do Rio Grande do Sul.
O novo ciclone extratropical ficará, segundo a previsão do tempo da Climatempo, sobre Buenos Aires, capital da Argentina, e o litoral do Uruguai até a noite do próximo domingo, 20. Depois disso, a tendência será ele se deslocar para o Oceano Atlântico.
Ciclone extratropical, frente fria e chuvas
O que vai causar mais impacto no Brasil é a frente fria que dará as caras a partir de sexta-feira entre o Brasil e o Paraguai — junto com o ciclone extratropical. A aproximação de ar polar vai gerar um alto contraste térmico nesta região da América do Sul, depois do crescente aquecimento ao longo desta semana.
Durante a sexta-feira, a expectativa é de muitas nuvens sobre o Sul do Brasil. Isso deverá provocar fortes pancadas de chuva, raios, granizo e rajadas com até 80 quilômetros por hora. O deslocamento das chuvas para São Paulo e Mato Grosso do Sul, ao decorrer da tarde e da noite de amanhã, não está descartado.
Leia mais: “Fortes chuvas na África do Sul matam 259 pessoas”
Além de provocar chuva na sexta-feira, a “grande frente fria”, conforme definição da Climatempo, vai atuar sobre o Brasil durante o fim de semana. Inclusive, pode chover em áreas do país que estão muito secas há três meses. Em Brasília, por exemplo, a última vez que choveu forte foi na virada de abril para maio.
No Sul, o fim de semana será frio no Sul, sendo que há previsão de chuva em todo o Paraná. Em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul chove em parte do sábado. Além disso, pode gear no amanhecer do domingo na serras gaúcha e catarinense e na Campanha Gaúcha.