Há mais de dois meses, o Estado do Amazonas sofre com a maior seca em 121 anos e com um recorde de queimadas. O transporte fluvial foi interrompido, houve falta de alimentos e remédios e frequentes nuvens de fumaça em Manaus.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) admitiu que sua estrutura é insuficiente no combate ao fogo. “Obviamente a gente tem de se planejar melhor, ter estruturas melhores”, disse Rodrigo Agostinho, presidente do órgão.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em outubro, Oeste noticiou que o Rio Negro atingiu o mais baixo nível já registrado em Manaus, a capital do Amazonas.
A seca histórica acontece dois anos depois de o Rio Negro ter registrado sua maior cheia, em 2021, quando a marca de 30,02 metros foi atingida em Manaus.
Governo pretende pedir verba para reforçar o combate ao fogo
O governo pretende pedir verba do Fundo Amazônia para reforçar o combate ao fogo. No entanto, o envio do projeto de reforço orçamentário está previsto para o fim do ano, cuja liberação do dinheiro depende ainda dos trâmites do Fundo Amazônia.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, há crédito pré-aprovado pelo Fundo Amazônia de R$ 35 milhões para a prevenção e para o combate aos incêndios pelo Corpo de Bombeiros.
Leia também: “Governo do Amazonas vai comprar videogames e poltronas de massagem”
As secas e as queimadas estão fazendo com que famílias ribeirinhas sofram para receber comida. “Temos problema de navegabilidade para chegar produto às famílias ribeirinhas e para o abastecimento das cidades”, relatou o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa. “O rio secou, há uma mortandade de peixe nunca vista.”
O prefeito também disse que os gados não estão se alimentando por causa das queimadas no campo. Em vários municípios os poços de água também estão comprometidos.
Leia também: “Presidente do Ibama admite pressão de ONGs para o governo Lula não extrair petróleo no Amazonas”
VIVA O GOVERNO DA PROTEÇÃO AMBIENTAL E SEUS ADPETOS: ARTISTAS, PAISES, INTELECTUAIS ETC., NA VERDADE, NÃO ESTÃO NEM AI PARA AMAZONIA, O FOCO DE QUEIMADA, ERA SÓ PARA “QUEIMAR” O GOVERNO DE BOLSONARO
Por que será que a Globo e a grande Midia não Comentam Nada? Cadê os Protetores da Amazonas que estão todos calados , no passado recente qualquer queimada a Culpa era do Bolsonaro e agora essa Imprensa comprada não acham nenhum Culpado , talvez eles vão culpar a Natureza
Logo logo irão dar um parecer, que esse problema todo está acontendo por causa do Bolsonaro.
Ou culpa de Israel
ESTRANHO !! DISSERAM QUE QUANDO O DEMONIO ASSUMISSE TUDO SERIA UM CEU. AH, DEMONIO NAO COMBINA COM CEU; SO COM INFERNO.
Vamos fazer CPI da COVID pois, afinal, o culpado é o Bozo. Fizeram o L, agora, como disse Marta Suplicy, relaxa e goza.