A Amazônia registra um recorde de incêndios neste mês de fevereiro. Até a segunda-feira 26, as imagens de satélites revelaram 2.924 pontos de queimadas, o maior número desde a série histórica, iniciada em 1999. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Em janeiro, foram observados 2.049 pontos de queimada no bioma. No acumulado do primeiro bimestre, são 4.973 focos de incêndio. Os números ainda devem aumentar até o fim do mês. Os dados são atualizados todos os dias pelo Inpe.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A floresta enfrenta um aumento de 286% nos focos de queimadas em comparação com o mesmo período em 2023.
Governo Lula foi alertado por especialistas
Em fevereiro do ano passado, o governo petista de Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ao jornal Estadão que a estrutura de combate ao fogo era insuficiente, apesar de ter contratado mais brigadistas.
Especialistas já haviam alertado Lula e a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva (Rede), para os efeitos do El Niño na região, que tem a estiagem agravada pelo fenômeno climático.
Leia também: “Fumaça de incêndios florestais encobre Manaus”
Uma das bandeiras do governo Lula era priorizar a proteção ambiental. Embora o desmatamento tenha diminuído pela metade em 2023, a ineficácia na prevenção de incêndios tem sido criticada.
Fumaça cobre rodovia
O Estado mais afetado é Roraima, onde a fumaça chegou a encobrir partes da capital, Boa Vista, e de trechos da Rodovia Estadual RR-206.
Dos incêndios na floresta à morte de indígenas, os recordes do governo Lula
Um balanço do governo federal mostrou que o número de mortes de indígenas na Reserva Yanomami, a maior do tipo no país e localizada entre o Amazonas e Roraima, aumentou um ano depois de Lula decretar emergência de saúde na região, dominada em algumas áreas pelos garimpeiros ilegais.
Leia também: “Estadão e Folha reconhecem fracasso de governo Lula com ianomâmis”
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que possuí 251 combatentes na região, apoiados por quatro aeronaves, com brigadas para atender de forma exclusiva a Terra Indígena Yanomami.
Seca na Amazônia
Na Amazônia, a estação seca vai de julho a outubro, período em que a vegetação e a matéria orgânica do solo ficam propícias à queima. Isso, somado ao ar menos úmido, espalha as chamas com maior rapidez e dificulta o combate ao fogo.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, de Marina Silva, diz estar adotando medida com combatentes na região.
Leia também: “Desmatamento cresce na Amazônia e no Cerrado em 2023”
Veja o porcentual de queimada nas florestas em fevereiro
Em fevereiro, sozinha, a Amazônia foi responsável por 71% dos focos de calor registrados no mês. Em seguida aparece o cerrado, com 15,2%; a Mata Atlântica, com 7,8%; a caatinga, com 3,5%; o Pantanal, com 1,7%; e o Pampa, com 0,8%.
Cadê os artistas que fizeram o “L” que vivam fazendo espetáculo no governo Bolsonaro em relação as queimadas?
Aumentou no atual governo, a mídia militante e os exploradores artistas da lei Rouanet estão mudos. Hipócritas.
Fizeram tantas críticas ao Governo Anterior e só pioraram a situação neste desgoverno.
A preocupação dos esquerdistas sobre as florestas e as queimada é igual a ZERO.
As Vezes eu fico me perguntando como Alguns Jornalista Conceituado se prestam a esse papelão de ficar escondendo as Noticias que interessam ao Povo , a maioria trabalham numa emissora que já foi a Imagem da Verdade , agora depois dos Milhões Recebido só falam o que o Lula manda. Foi uma Vergonha eles não noticiarem o Evento do dia 25 , quem perde audiencia é eles , e quando acabar o mandato desse Desgoverno VCS vão juntinho com ELE
É lamentável, mas a imprensa não estã preocupa, ou não está dando ênfase para o problema. Mudaram o foco.
Onde estão os artistas esquerdopatas agora????? Por que não se manifestam?
Cadê os defensores da floresta amazônica, os que criticavam o governo anterior, onde está o Di Caprio (navegando no Titanic) a Thumberg e por favor a MARINA SILVA, POR ONDE ANDA…..SOCORRO A FLORESTA PEDE AJUDA…FFAA SAIAM DOS QUARTÉIS SE MEXAM. Façam o mínimo pelo país…….
Como não tem nenhum cantor em fim de carreira, ator da globo , ator americano ou ONG chiando, tenho que aceitar que essa é a queimada do amor.
A amazônia foi “vendida”, estão preparando o terreno para a grande invasão estrangeira que ocorrerá em breve! O número de garimpos do PCC vai “explodir”, as autoridades locais dirão que não possuem contigentes para dar conta do crime organizado, o exército dirá que não é polícia, que não tem treinamento de guerrilha urbana, um grande caos se instalatá, autoridades correrão risco de morte, será uma tragédia que fará a guerra da Ucrania parecer um playgrouund!
Os mosquitos do “Gill Bates” atacarão ao povo brasileiro, será um pandemônio!
No Brasil, tudo pode piorar, não faltam interessados !
Isto ainda é a herança maldita do Bolsonaro. Lula, o piro ladrão na cadeia
Isto ainda é a herança maldita do Bolsonaro. Lula, o piro ladrão na cadeia