O início de 2025 no Brasil é marcado por um alerta de chuva intensa, que afeta grande parte do território nacional. Mesmo sem a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para 11 Estados no dia 1º de janeiro.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As unidades federativas sob alerta incluem Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As condições climáticas projetam um período úmido ativo no centro-norte do país.
A Região Sul está sob influência de uma frente fria, que aumenta o risco de tempestades variadas. A Meteored Brasil corrobora essas previsões, identificando as áreas de maior risco conforme indicado pelo Inmet.
Instabilidades atmosféricas e chuva intensa
Depois de uma manhã de tempo firme, à medida que o dia avança, instabilidades atmosféricas podem resultar em pancadas de chuva de forte intensidade, principalmente a partir do início da tarde.
Há potencial para eventos climáticos intensos nas regiões leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás. Além disso, o norte e leste de Mato Grosso, Tocantins, oeste do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia também estão sob alerta.
Leia mais: “Afundando”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 248 da Revista Oeste
Na Região Sul, do leste até o sul de São Paulo, a circulação dos ventos deve provocar chuvas leves e pontuais. Entretanto, entre o final da tarde e início da noite, existe a possibilidade de chuvas mais intensas e tempestades localizadas no sul do Rio Grande do Sul e na região central de Santa Catarina. A previsão para quinta-feira, 2, é de formação de uma nova frente fria na Região Sul.
Previsão para a formação de nova frente fria
Este sistema deve começar a impactar pela manhã, com chuvas mais significativas esperadas no oeste do Paraná e Santa Catarina. A tarde traz alerta de chuvas intensas e tempestades para o norte do Rio Grande do Sul, além de todo o território de Santa Catarina e Paraná.
Em Porto Alegre, espera-se que as chuvas sejam isoladas e de fraca intensidade. No restante do Brasil, o potencial para chuvas intensas e tempestades localizadas persiste.
Atenção especial está no Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro-norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. Em São Paulo, a previsão limita-se a chuvas leves e isoladas na faixa leste.
Leia também: “A colheita maldita”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 248 da Revista Oeste
Com a chegada da noite, a frente fria deve começar a influenciar o Sudeste e resultar em tempo firme em toda a Região Sul.
Até o domingo 5, o modelo de previsão da Meteored sugere que acumulados de chuva podem chegar a 200 mm em GO, MG e ES. Entre o litoral norte de SP, a região do Vale do Paraíba e o sul do RJ, é possível que acumulados atinjam 100 mm.