A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou dois novos autotestes de cotone nasal para a covid-19. Com a decisão formalizada pela autarquia na quarta-feira 2, o Brasil agora possui seis tipos diferentes do produto para oferecer à população.
Um dos testes aprovados ontem é o COVID-19 Ag. Fabricado pela empresa chinesa Hangzhou Alltest Biotech. O produto será comercializado por unidade. O segundo teste é o SGTi-flex COVID-19 Ag-SELF TEST. A mercadoria será vendida em até cinco unidades por embalagem.
O que são autotestes para a covid-19?
O produto que permite que uma pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até o entendimento do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, é necessário seguir atentamente todas as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas mostrando o passo a passo para a realização do autoteste. A lista completa dos autotestes aprovados pela Anvisa é atualizada periodicamente e está disponível no painel eletrônico da agência.
Quando usar
Segundo a própria Anvisa, é indicado utilizar o autoteste “entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo”.
“Caso você não tenha sintomas, mas tiver tido contato com alguém que testou positivo, aguarde cinco antes de usar o autoteste. O autoteste não define um diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde. Seu caráter é orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico”, informou a Anvisa.