A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização do sexto ensaio clínico de vacina contra a covid-19 no Brasil. Trata-se do imunizante da empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals e os testes vão avaliar a eficácia e a segurança do produto.
A vacina será testada em 12 mil voluntários no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Os participantes deverão ter 18 anos ou mais. O produto será administrado em duas doses com intervalo de 22 dias. A autorização da Anvisa é de sexta-feira 16, mas só foi divulgada nesta segunda-feira, 19.
Leia mais: “CPI da Covid deve investigar distribuição de hidroxicloroquina”
Em nível global, a vacina será testada em 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido.
Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. “Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável”, afirmou a agência.
Histórico
Esse é o sexto estudo de vacina contra o coronavírus autorizado pela Anvisa:
- 2 de junho de 2020 – Oxford/Astrazeneca
- 3 de julho de 2020 – Sinovac/Butantan
- 21 de julho de 2020 – Pfizer
- 18 de agosto de 2020 – Janssen-Cilag
- 8 de abril de 2021- vacina da Medicago/GSK
Puxa vida, só para os estados que têm Rio…
Bem observado, Décio. Não tinha reparado. Um abraço, continue nos acompanhando.
Se pretende servir de cobaia, não e preocupe, sua vez chegará.