Anvisa autoriza testes rápidos do novo coronavírus em farmácias

Com a decisão, a realização deixará de ser feita apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas.
-Publicidade-
Farmácias continuam funcionando em São Paulo no período de quarentena
Farmácias continuam funcionando em São Paulo no período de quarentena

Medida visa diminuir aglomeração de pesooas em hospitais

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil
-Publicidade-

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 28, a aplicação de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus em farmácias.

A liberação desses testes será temporária e deve permanecer no período de emergência de saúde pública nacional decretado pelo Ministério da Saúde em 4 de fevereiro deste ano, segundo informações da Agência Brasil.

De acordo com integrantes do governo, o Ministério da Saúde chegou a resistir à ideia, mas passou a apoiá-la. O novo ministro Nelson Teich tem dito que melhorar o grau de informação sobre a doença no Brasil é importante para sua estratégia de resposta à pandemia, que tem como um dos pontos principais o fim do distanciamento social, como defende o presidente.

As farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar do exame.

“O aumento do rol de estabelecimentos de saúde realizadores de testes será uma estratégia útil na diminuição da aglomeração, bem como a diminuição pela procura de serviço médico em estabelecimentos da rede pública já altamente demandada”, afirmou o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, que foi o relator da matéria.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site