Oferta de testes rápidos para covid-19 em farmácias é discutida na Anvisa

Esse tipo de teste já é aplicado atualmente em hospitais e em clínicas da rede pública em particular.
-Publicidade-
Foto: Igor Nascimento / Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas
Foto: Igor Nascimento / Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas

Esse tipo de teste já é aplicado atualmente em hospitais e em clínicas da rede pública e particular

Foto: Igor Nascimento/Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas
-Publicidade-

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne amanhã, terça-feira 28, para discutir se vai liberar a aplicação de testes rápidos de covid-19 em farmácias. Atualmente, esse tipo de testagem só é realizada em ambiente hospitalar ou em clínicas públicas e particulares.

A proposta vai ser levada pelo presidente-substituto da agência, Antonio Barra Torres, tido como conselheiro do presidente Jair Bolsonaro para assuntos de saúde.

De acordo com integrantes do governo, o Ministério da Saúde chegou a resistir à ideia, mas passou a apoiá-la. O novo ministro Nelson Teich tem dito que melhorar o grau de informação sobre a doença no Brasil é importante para sua estratégia de resposta à pandemia, que tem como um dos pontos principais o fim do distanciamento social, como defende o presidente.

O receio de autoridades em saúde, como a Organização Mundial da Saúde, é que testes rápidos têm alto índice de “falso negativo” se aplicados nos primeiros dias de sintomas da doença. O próprio Ministério da Saúde dispõem de pesquisas que mostram isso.

A expectativa é que a Anvisa aceite a aplicação em farmácias desde que o teste só seja efetuado após alguns dias do surgimento de sintomas da covid-19.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site