Comunicado diz que o ‘Candida auris’ representa séria ameaça à saúde pública
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na segunda-feira 7 sobre uma investigação em curso do possível primeiro caso positivo no país de Candida auris, fungo resistente a medicamentos responsável por infecções hospitalares que se tornou um dos mais temidos do mundo.
O fungo foi detectado na sexta-feira 4 no cateter de um paciente internado em um hospital privado de Salvador, capital baiana. Realizaram-se duas contraprovas, uma delas no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e a outra na Universidade de São Paulo, que é a referência nacional do Ministério da Saúde, tendo sido obtido resultado positivo em ambas as ocasiões.
Leia também: “Tecido que elimina o coronavírus chega ao mercado”
De acordo com o alerta da Anvisa, o fungo apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Ele pode provocar infecção na corrente sanguínea e outras infecções invasivas, sendo fatal, sobretudo, em pacientes com comorbidades. Também há uma propensão a causar surtos, em decorrência da dificuldade de identificação oportuna pelos métodos laboratoriais rotineiros e de sua eliminação do ambiente contaminado.
Espero que esse sujeito esteja totalmente isolado e que já tenham começado as investigações sobre a vida pregressa desse indivíduo para saber ao menos de onde iniciou esse contágio, senão vão começar a dizer que isso se originou aqui neste país. Aí já viu… provavelmente, sim.
Será pior do que lula?
Mais um????🤦♂️
Tô achando que é o fim do mundo.