Anvisa faz alerta sobre ‘superfungo’ detectado no Brasil

O alerta diz que o 'Candida auris' representa uma séria ameaça à saúde pública
-Publicidade-

Comunicado diz que o ‘Candida auris’ representa séria ameaça à saúde pública

O fungo foi detectado no cateter de paciente internado em hospital privado de Salvador, capital baiana | Foto: Wikimedia Commons
-Publicidade-

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na segunda-feira 7 sobre uma investigação em curso do possível primeiro caso positivo no país de Candida auris, fungo resistente a medicamentos responsável por infecções hospitalares que se tornou um dos mais temidos do mundo.

O fungo foi detectado na sexta-feira 4 no cateter de um paciente internado em um hospital privado de Salvador, capital baiana. Realizaram-se duas contraprovas, uma delas no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e a outra na Universidade de São Paulo, que é a referência nacional do Ministério da Saúde, tendo sido obtido resultado positivo em ambas as ocasiões.

Leia também: “Tecido que elimina o coronavírus chega ao mercado”

De acordo com o alerta da Anvisa, o fungo apresenta resistência a vários medicamentos antifúngicos comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Ele pode provocar infecção na corrente sanguínea e outras infecções invasivas, sendo fatal, sobretudo, em pacientes com comorbidades. Também há uma propensão a causar surtos, em decorrência da dificuldade de identificação oportuna pelos métodos laboratoriais rotineiros e de sua eliminação do ambiente contaminado.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

4 comments

  1. Espero que esse sujeito esteja totalmente isolado e que já tenham começado as investigações sobre a vida pregressa desse indivíduo para saber ao menos de onde iniciou esse contágio, senão vão começar a dizer que isso se originou aqui neste país. Aí já viu… provavelmente, sim.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site