Anvisa libera venda de autotestes de covid-19

Empresas interessadas terão de fazer um registro na agência
-Publicidade-
Fachada do edifício-sede da Anvisa, em Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fachada do edifício-sede da Anvisa, em Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira, 28, liberar a venda de autotestes de covid-19 no Brasil. Contudo, a decisão não tem efeito imediato: cada empresa interessada em comercializar sua versão do produto precisa pedir um registro à Anvisa, que vai analisar a solicitação.

A medida vale apenas para os chamados testes de antígenos (feito a partir do swab nasal que coleta o material no fundo da boca e do nariz e busca sinais de anticorpos gerados pelo corpo pós-infecção), e não se aplica aos testes RT-PCR (mais precisos e que detectam a presença do material genético do coronavírus).

Conforme estabeleceu a Anvisa, ficou definido que o Ministério da Saúde (MS) vai incluir orientações sobre o uso dos autotestes em uma atualização do Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19.

-Publicidade-

A Anvisa aceitou a argumentação do governo de que é preciso diferenciar o registro do resultado de um autoteste e a notificação de um caso de covid. A demanda havia sido feita previamente pelo MS.

“A partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional de saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes”, informou a Anvisa.

Leia também: “As inúmeras contradições da pandemia”, reportagem publicada na Edição 97 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.