A Anvisa destacou nesta terça-feira, 8, que os testes para diagnóstico de covid-19 disponíveis no mercado não devem ser utilizados para atestar o nível de proteção contra o novo coronavírus após a vacinação. Isso porque eles não foram desenvolvidos para essa finalidade.
Segundo a Anvisa, é importante informar à população que os produtos atuais registrados no Brasil possibilitam apenas a identificação de pessoas que tenham se infectado pelo Sars-CoV-2. A agência ressalta que o resultado fornecido pelos testes, mesmo quando usados para a finalidade correta, só deve ser interpretado por profissionais de saúde.
Leia mais: “Queiroga: protocolos permitem segurança para realizar Copa América”
A agência reforça que não há embasamento científico que correlacione a presença de anticorpos contra a covid-19 no organismo e a proteção contra a reinfecção. Sendo assim, nenhum resultado de teste de anticorpo deve ser interpretado como garantia de imunidade e nem mesmo indicar algum nível de proteção contra o novo coronavírus.
Conheço muitas pessoas que perderam a vida ou desenvolveram sintomas graves por Covid 19. Não conheço ninguém que tenha adquirido mais de uma vez a peste chinesa.