Anvisa: testes de covid não servem para atestar proteção vacinal

Agência destacou que o resultado dos testes, mesmo se usados para a finalidade correta, deve ser interpretado por profissionais de saúde
-Publicidade-
Teste rápido de covid-19 | Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Teste rápido de covid-19 | Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Anvisa destacou nesta terça-feira, 8, que os testes para diagnóstico de covid-19 disponíveis no mercado não devem ser utilizados para atestar o nível de proteção contra o novo coronavírus após a vacinação. Isso porque eles não foram desenvolvidos para essa finalidade.

Segundo a Anvisa, é importante informar à população que os produtos atuais registrados no Brasil possibilitam apenas a identificação de pessoas que tenham se infectado pelo Sars-CoV-2. A agência ressalta que o resultado fornecido pelos testes, mesmo quando usados para a finalidade correta, só deve ser interpretado por profissionais de saúde.

-Publicidade-

Leia mais: “Queiroga: protocolos permitem segurança para realizar Copa América”

A agência reforça que não há embasamento científico que correlacione a presença de anticorpos contra a covid-19 no organismo e a proteção contra a reinfecção. Sendo assim, nenhum resultado de teste de anticorpo deve ser interpretado como garantia de imunidade e nem mesmo indicar algum nível de proteção contra o novo coronavírus.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

  1. Conheço muitas pessoas que perderam a vida ou desenvolveram sintomas graves por Covid 19. Não conheço ninguém que tenha adquirido mais de uma vez a peste chinesa.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site