Neste início de ano, Oeste traz novamente aos leitores reportagens que fizeram sucesso ao longo de 2024. O texto abaixo, publicado originalmente em 24 de agosto, informa que a maior aranha do mundo é natural do Brasil e vive especificamente da região da Floresta Amazônica.
Leia a reportagem
Com até 30 centímetros de envergadura, a maior aranha do mundo é natural do Brasil e vive especificamente da região da Floresta Amazônica. A aranha-golias-comedora-de-pássaros, como é popularmente conhecida, impressiona tanto pelo tamanho quanto pelo seu peso médio de 170 gramas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O nome científico da espécie é Theraphosa blondi. A tarântula brasileira também pode ser encontrada em regiões florestais nas fronteiras com a Guiana e o Suriname. Essa espécie é noturna, vive em tocas e prefere ambientes úmidos e lamacentos.
Presas e alimentação da maior aranha do mundo
Embora seu nome sugira que se alimenta de aves, a aranha-golias-comedora-de-pássaros raramente consome pássaros. De acordo com o Nat Geo, sua dieta consiste majoritariamente de outros artrópodes, minhocas e animais menores.
+ Amazonas bate recorde histórico de queimadas em julho
Entre as presas favoritas da tarântula estão sapos, pererecas, rãs, vários tipos de lagartos e até cobras. Ela caça esses animais e os arrasta para dentro de suas tocas para se alimentar.
A espécie possui oito olhos, mas tem uma visão cheia de limitações. É que sua sensibilidade está nos pelos, que vibram e a alertam sobre a presença de predadores. Esses pelos também servem para sua defesa. Ao serem esfregados pelas patas, eles se soltam e causam irritação e até cegueira nos bichos se aproximarem.
Conheça mais sobre a maior aranha do mundo neste vídeo:
Leia também: “Gato do tamanho de onça pode ser o maior do mundo“