publicidade
Brasil

Português admite nova palavra: nomofobia; entenda

Vocábulo expressa a dependência do brasileiro em relação à internet e aos suportes tecnológicos da rotina contemporânea

O uso crescente e permanente dos dispositivos eletrônicos gera um novo medo na sociedade: o da perda da conexão, a nomofobia | Foto: Reprodução/Redes sociais
O uso crescente e permanente dos dispositivos eletrônicos gera um novo medo na sociedade: o da perda da conexão, a nomofobia | Foto: Reprodução/Redes sociais

Recentemente incorporada ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) pela Academia Brasileira de Letras (ABL), a palavra nomofobia ganha a cada dia que passa mais espaço na linguagem popular e acadêmica dos brasileiros.

O termo reflete uma realidade contemporânea, em que a dependência da internet e dos suportes tecnológicos se tornou parte indissociável do cotidiano. Nesse sentido, a inclusão de novos vocábulos no idioma surge da necessidade de nomear fenômenos modernos que, sobretudo, impactam na vida das pessoas.

Receba nossas atualizações

Nomofobia: um novo medo na sociedade

Os neologismos ou expressões têm o papel de ampliar a capacidade de comunicação e compreensão do mundo, mostrando que a linguagem avança como consequência das transformações culturais e tecnológicas vividas e protagonizadas pela sociedade.

Em síntese, a nomofobia descreve o medo patológico de ficar sem acesso ao telefone celular e dispositivos eletrônicos similares, como tablets, computadores e videogames. Essa condição reflete a dependência moderna em relação à tecnologia, especialmente no que diz respeito à conectividade com a internet, redes sociais, aplicativos e contatos.

A nova palavra deriva do inglês nomophobia, que é uma espécie de conjugação de no mobile (sem celular) com phobia (medo). Sua presença se tornou relevante devido ao uso intensivo desses dispositivos no dia a dia do consumidor e do produtor de informação. É comum, por exemplo, crianças recusarem viajar com os seus pais em razão da impossibilidade de contato com jogos eletrônicos.

Da mesma forma, adultos escolhem restaurantes, hotéis e destinos turísticos condicionados ao potencial de conectividade. Lugares em que não exista um sinal de wi-fi, por exemplo, estão fora de cogitação. Veja algumas considerações sobre esse novo tipo de medo:  

  • Especialistas alertam que a nomofobia está se tornando um problema de saúde mental cada vez mais comum;
  • Durante a pandemia, os casos de nomofobia aumentaram devido ao isolamento social e ao maior uso da tecnologia;
  • Quem sofre de nomofobia sente pânico ao pensar em ficar sem bateria no celular ou sem acesso à internet;
  • A nomofobia é um transtorno que pode afetar a qualidade de vida;
  • Para combater a nomofobia, é importante estabelecer limites no uso do celular e buscar atividades offline.

+ Leia mais notícias de Saúde na Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Vitor Jr
    Vitor Jr

    Smartphone = Geração de Zumbis Digitais ………………..

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade