Neste mês, Oeste traz novamente aos leitores reportagens que fizeram sucesso ao longo de 2024. O texto abaixo, publicado originalmente em 11 de novembro, informa o temor do procurador de Justiça Cesar Dario Mariano, que integra o Ministério Público de São Paulo (MPSP). Ao Jornal da Oeste, ele falou sobre o risco de o Brasil se tornar um Narcoestado.
Brasil, um narcoestado? Leia a reportagem sobre o temor de um procurador
Cesar Dario Mariano, procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP), afirmou, em entrevista ao Jornal da Oeste, nesta segunda-feira, 11, que o Brasil está muito próximo de se tornar um Narcoestado. Isto é, comandado pelo crime organizado voltado ao tráfico de drogas. Mariano comentou o assassinato do empresário ocorrido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na tarde da última sexta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O promotor disse que a questão não é descobrir quem matou o empresário, pois isso é a “consequência de um descaso das autoridades desde a década de 1990”.
“Venho falando a cerca do incremento do crime organizado, mais precisamente do PCC, há cerca de dez anos”, afirmou o procurador. “Desde a época que eu trabalhava no júri, com os homicídios ocorridos na penitenciária do Carandiru. A Secretaria de Segurança de então tratava o PCC simplesmente como se fosse uma pequena quadrilha. O narcotráfico está encrustado no próprio Estado.”
O procurador também disse que vai ser muito difícil, “se não impossível”, desestruturar o Primeiro Comando da Capital (PCC), se o Estado não “asfixiar a saúde financeira” da facção. Mariano afirmou que os criminosos atuam em várias frentes, sendo o tráfico de drogas o mais forte deles.
Câmeras de segurança do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, registraram o momento em que Antonio Vinicius Lopes Gritzbach foi executado nesta sexta-feira, 8. O empresário delatou esquemas de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). pic.twitter.com/woX7mMaL5J
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 9, 2024
“Infelizmente, o tráfico de drogas vem sendo tratado, pelas Cortes Superiores, como se fosse um furto de galinha”, exclamou o procurador. “Como se fosse um crime de pequeno potencial ofensivo, chegando ao ponto de pessoas flagradas com centenas de quilos de cocaína serem condenadas a prestação de serviço à comunidade e ao pagamento de cesta básica.”
Mariano disse que é preciso mudar a mentalidade de parte do Judiciário brasileiro, para que ele entenda que o tráfico é o combustível do crime organizado. “De nada vai valer nós termos a polícia prendendo, o Ministério Público acusando, o Judiciário Estadual condenando, mas quando chegar aos Tribunais Superiores, tudo vira pizza.”
“O maior obstáculo são os Tribunais Superiores”, afirmou o procurador de Justiça.
Procurador de Justiça diz que nenhum Judiciário no mundo é tão leniente ao tráfico de drogas como no Brasil
Cesar Dario Mariano disse que, em nenhum lugar do mundo, a Justiça é tão leniente ao tráfico de drogas como no Brasil. Além disso, afirmou que o PCC paga faculdades e escolas para as pessoas se tornarem advogadas, empresárias e profissionais da política — para se infiltrarem no Estado.
“Vamos ter o apodrecimento do Estado por dentro, e isso não vai demorar para acontecer”, afirmou o procurador. “Vimos nas eleições municipais quantas pessoas ligadas ao crime organizado estão na política. Temos que tomar muito cuidado, se não vamos ter todo o aparelho estatal com cancro do crime organizado.”
O Brasil já seria um país controlado pelo narcotráfico caso Bolsonaro tivesse se reelegido! Esqueceram do uso do avião presidencial para traficar drogas para a Espanha?
Na eleição do ano passado, candidatos ligados ao PL e Bolsonaro tiveram o apoio do PCC e do Comando Vermelho! O prefeito Ricardo Nunes tem ligações com milicianos e traficantes ligados ao PCC! Ou seja, a direita do Brasil é corrupta, golpista, genocida e aliada a traficantes!
Judiciário está podre, com raras exceções.
Já é um narcoestado, só está piorando com a esquerda no poder.
Claro! Até aeronave da presidência da República foi utilizada para tráfico de 50 kg de cocaína pura.
Apenas um simples sargento está preso. Será que ele estava sozinho?
O IBGE poderia opinar tbem
O IBGE poderia opinar tbem