Acionistas aprovam nome de José Mauro Coelho para a presidência da Petrobras

Caso o conselho de administração da companhia dê o sinal verde, estatal vai ter novo comando ainda hoje
-Publicidade-
José Mauro Ferreira Coelho, indicado pelo governo federal para a Petrobras, foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética
José Mauro Ferreira Coelho, indicado pelo governo federal para a Petrobras, foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética | Foto: Reprodução/TV Brasil

A Assembleia de Acionistas da Petrobras aprovou o nome do empresário José Mauro Ferreira Coelho para integrar o conselho de administração. Dessa forma, Coelho fica mais próximo de assumir a presidência da estatal.

Nesta quinta-feira, 14, o Conselho de Administração da Petrobras vai analisar a indicação do nome e deve eleger Coelho presidente da companhia, substituindo o general Joaquim Silva e Luna, demitido em março pelo governo.

Acionistas da Petrobras

-Publicidade-

Responsável por aprovar estratégias e nomeações para a diretoria da estatal, o conselho da Petrobras tem 11 cadeiras (quatro com acionistas minoritários e uma representante dos empregados da estatal).

Os minoritários entendem que um número maior de conselheiros garante um poder maior de fiscalização contra interferências do governo nos negócios da companhia, como o represamento de preços dos combustíveis.

O nome de Coelho foi escolhido na quarta-feira 13.

José Mauro Coelho

O nome de Coelho foi escolhido pelo governo em 6 de abril, dias depois de o economista Adriano Pires desistir da indicação, em meio à polêmica sobre um eventual conflito de interesse.

Coelho foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética. É bacharel em Química Industrial, mestre em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Mauro Coelho assumiu a diretoria em 30 de novembro de 2016. Em sua carreira, acumula quase três décadas de experiência profissional. Ele atuou nos setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Também foi professor de graduação e pós-graduação, com três livros publicados e mais de 30 trabalhos científicos apresentados em periódicos de congressos nacionais e internacionais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. O governo tem que privatizar essa estrovenga estatal que só da lucros para acionistas enquanto o povo paga combustíveis com aumentos em cima de aumentos e ainda para lascar de vez tem um bando de acionistas esquerdeopatas que acham que a estatal é deles. Ora, privatizar e tira esse gargalo das costas do estado, do governo. Privatização já…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.