Tifanny Abreu, a primeira transexual a disputar uma partida da Superliga de Vôlei do Brasil, criticou a decisão da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics) de proibir “mulheres transgênero” de participar de provas internacionais nas categorias femininas.
“Isso se chama exclusão de mulheres”, afirmou Tifanny, em live nas redes sociais. “O homem pode tudo. Estão nos impedindo de ter nosso direito, nosso espaço. Repudio essa nova regra da Federação Internacional de Atletismo. Espero que vocês revejam toda essa regra. Vamos lutar sempre.”
Relacionadas
Tifanny qualificou a World Athletics como “machista” e disse que decisões como a adotada pela Federação Internacional de Atletismo afetam apenas as mulheres. Ela considera que a participação de homens transgênero (mulheres biológicas) em categorias masculinas não gera a mesma repercussão.
“O machismo é muito grande”, observou a jogadora de vôlei. “A mulher não pode ser presidente, não pode ser CEO. Um homem trans pode vencer um homem cis [pessoa que nasceu do sexo masculino], mas a mulher não pode. A palavra transfobia significa medo. Medo do que você não conhece. Muito triste para mim, por saber que minhas ‘manas’ do atletismo não estão de fora.”
“Justiça para as atletas femininas”
Na quinta-feira 23, a Federação Internacional de Atletismo anunciou que as “mulheres trans” estão proibidas de disputar eventos internacionais na categoria feminina. A decisão entra em vigor em 31 de março deste ano.
“Decisões que envolvam necessidades e direitos conflitantes entre grupos distintos são sempre difíceis”, disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, ao mencionar que a norma sobre “mulheres trans” não é definitiva. “Continuaremos com a visão de que devemos manter a justiça para as atletas femininas acima de todas as outras considerações. Vamos nos guiar pela ciência, no tocante à performance física e à vantagem masculina, que, inevitavelmente, se desenvolverá nos próximos anos.”
Leia mais: “Este homem é uma lutadora”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 78 da Revista Oeste
A federação está certíssima. Poderia ser criada uma categoria só de trans e tudo certo. O que não pode é uma mulher disputar com um um homem só porque resolveu ser mulher mas continua com estrutura masculina.
So vejo gente preconceituosa e cheia de achismos, vcs nem conhecem o esporte e quer palpitar, o esporte não é de força, é tecnica é jeito, tanto que tiffany não é a maior do volei e nem a mais forte, existe mulheres cis que batem bem forte igual e ate mais que ela por serem magras e saltarem mais alto, saiam do bolha de vcs, vão procurar tratamento psicológico, isso é doentio
Sério mesmo que vc escreveu isso? Veja uma foto da Tiffany ao lado das companheiras de time dela e faça uma comparação em relação ao porte físico, e você terá a sua resposta se é correto ou não colocar um homem para enfrentar mulheres.
Muito bem,foi cirúrgico.👏👏👏
São covardes e oportunistas. Prova? Vemos inumeros masculinos que se sentem femininos disputando com as mulheres e se dando muito bem ( é claro). Mas quse nenhum trans feminino disputando entre os homens e, os que se aventuram o fazem sem sucesso – no que dIz respeito a conquistas.
Boa parte da mídia ignora os fatos e fatores científicos em uma clara demosntração de ativismo ideológico e total desrespeito com as mulheres.
Ele q lute para um campeonato de trans , e me impressiona as atletas se calarem e achar isso normal. Certíssimo esse comitê , agora precisa urgente de um comitê internacional intervir nas escolas porque é lá que os que dizem professores e de esquerda é q tão fabricando um exército de homossexuais , a relatos de jovens tirando a própria vida por descobrir que é macho mas ensinaram ele na escola que ele é mulher
Essa aí quando fez a retirada de certo órgão o cérebro foi junto. Inacreditável a falta de parâmetros e bom senso. A desvantagem da mulher biológica é visível. Por que não criam uma categotia “trans”, como criaram a categoria para deficientes (cegos, paraplégicos, com a falta de um membro, etc.) com handicap para cada tipo de deficiência em cada esporte. Vemos isso nas para-olimpíadas. Todos os esportes tem categorias. Qual o problema? Falo sério e de forma honesta, é uma questão de realidade.
Falou tudo Priscila, se querem tanto um espaço, que criem, corram atrás de criar uma liga, corram atrás de patrocínio, que façam tudo como foi feito no masculino e no feminino em todos os esportes, criem sua própria categoria e não fiquem enchendo o saco de ninguém, esse mi mi mi já passou da hora, está chato demais…
👏👏👏
Rapaz,toma vergonha na cara ,deixa de ser covarde tyfu, você não é mulher nem aqui nem na China.
Na criação Deus” fez macho e fêmea “, portanto é sábia a decisão da entidade.
Tá achando ruim?! criem a sua própria liga.
É fácil levar vantagem em cima daquilo que você não é.
Mulher : menstrua,engravida,dar a luz, amamenta, é avó, bisavó….e tu?!
Rapaz…vai ….tomar vergonha na cara.
Questão de JUSTIÇA!!! Absurdo uma “mulher trans” (biologicamente com força do sexo masculino) competir com mulheres em competições atléticas! Fora Wokes!
E vergonhoso Uma situação dessas, um Homem que se esconde na figura de uma Mulher para tirar vantagem de uma situação dessas… Lamentável isso para o Esporte, o esporte serve para dar bons exemplos e mostrar a superação e os limites do corpo de Homens e Mulheres de verdade… O resto e uma mera invenção social. Se quererem tanto competir que façam uma categoria especial
“Exclusão de mulheres é o meu ovo” Sr. Tiffany. Primeiro que vc não é mulher. Segundo que vc jamais poderá gerar uma filha, portanto, nunca saberá a frustração de uma filha “MULHER” por perder uma competição para um HOMEM.
Correta a decisão da federação!!!
TOMA VERGONHA SEU MACHO!
Homem cis? Para com isso!!!! Não crie classificações não científicas!!!! Sou homo sapiens e só… Não me venha com nomenclaturas de origem duvidosa…
Contente é que não vai ficar se perder a vantagem desigual.
Uma curiosidade,algum homem trans está em qualquer categoria masculina?? Pesquise e não,pois sabem que a diferença muscular ( explosão e estrutura) dos homens não se alcança tomando testosterona……Na minha opinião,essas mulheres trans no esporte feminino foram esportistas masculinos medíocres e esquecíveis que se aproveitam de uma sociedade ( não toda) que apoia essas pautas absurdas. A Thyffani por mais que tenha feito a cirurgia de mudança, ainda tem a musculatura, coração, pulmões e sistema circulatório masculino,que já a deixa em pé com uma atleta feminina entupida de esteroides……Se dividam,se perguntem porque não fazem exame antidoping nela,já que os níveis de testosterona dela,mesmo com os hormônios,ainda é alto???? Criem uma categoria trans e vejamos como ficam.
As mulheres sabem que nunca terão chances para competir de igual para igual com homens, então se retirem da quadra
Faz xixi em pé? É homem é não mulher. Provavelmente um fracassado nas competições com homens e que agora ter sucesso em competições femininas. O grande problema dos EEUU é que atletas vencedores podem escolher boas universidades, então vale tudo até fingir que é mulher.
Acho melhor fazer um campeonato trans, pronto resolvido o problema, não podem jogar como homens, e não devem jogar com as mulheres, campeonato próprio e a única solução.
Vai carregar saco de cimento e competir com homens 😡
Como a própria definição diz, não são mulheres, são mulheres trans, portanto, precisam competir com mulheres trans. A justiça para com aquelas do sexo feminino está começando a ser feita pela Federação Internacional de Atletismo.
Corretíssima sua definição.
Vai carregar saco de cimento e competir com homens 😡
Só qm pode participar de competições femininas são mulheres. Trans n são mulheres, são homem fracos que sabem o quão difícil é ser homem hj em dia e tentam de toda forma fugir de suas responsabilidades
Senhor Thifany e demais trans. Criem um campeonato só de trans e vão disputar.
Totalmente CÍNICO, além de sem noção.
Dizer que estão excluindo as mulheres quando ELE mesmo está querendo tirar das mulheres o direito conquistado a base de suor e lágrimas.
Lute e crie uma Liga para Trans, Construa seu próprio banheiro, lute e conquiste seu espaço.
Meio homem, meio mulher não é nem homem nem mulher. Portanto, a decisão da Federação Internacional de Atletismo é justa.
A moçoila deu piti. Tome vergonha na cara e deixe de aproveitar sua compleição física masculina para ter vantagens sobre as mulheres. Em tempo, você vai no ginecologista ou no urologista?
No proctologista.
Na criação Deus” fez macho e fêmea “, portanto é sábia a decisão da entidade.
Tá achando ruim?! criem a sua própria liga.
É fácil levar vantagem em cima daquilo que você não é.
Mulher : menstrua,engravida,dar a luz, amamenta, é avó, bisavó..
Mas ela nao é mulher… simples assim…
Alguém já ouviu falar de homens trans participando de competições masculinas? Não né. Será pq o biótipo natural feminino em termos de força física, velocidade e resistência é menor que o masculino e o masculino superior ao feminino? Antes de Mimi estou falando de estrutura corporal e não inferiorizando as mulheres. A genética feminina é inferior em força bruta a masculina e isso é bem óbvio e não existe hormônios no mundo que mudem isso.
Só macho e fêmea, o resto é Fake News!
Tem próstata? Sim. Tem ovário? Não. Então é macho, vai jogar com macho. E balança a jeba quando urinar.
As mulheres lutaram para conseguir seu espaço no esporte e agora os homens que se dizem mulheres querem se achar igual no esporte isso é um absurdo onde estão as que se dizem feminista, os trans que promovam seus próprios jogos, querem se sobre sair no naipe errado aí é fácil comecem a promover jogos dos trans.
VOCÊ NÃO É MULHER!!! VOCÊ NÃO É MULHER!!!
Poderiam criar competições em cada gênero. Cada um no seu quadrado. Essa Sra., Ex Sr. Rodrigo, se ufana em pegar pesado com as mulheres. Gostaria de vê-lo enfrentar os seus iguais. Nada mais justo.
Então o CLAUDIÃO está magoado ??? Está reclamando ? Temos de admitir, tem culhões !!!
Exato. Isso se chama exclusão das mulheres por homens biologicos. A Tifany( ex Rodrigão) finalmente não falou uma besteira
Conversa pra boi dormir.
S
Encaixa isso, isso não criação é o que se denomina servo do cão.
Biologicamente não é mulher. Tamanho e força física destoam de uma mulher. Por mais que se queira passar por uma, não é. Crie uma categoria trans e vá pra lá. Mulheres que se “tornam homens” não querem concorrem junto deles. Por quê? Que se dê um basta nisso. Cada um no seu quadrado. Agora Tiffany dizer que é excluir mulheres, é o cúmulo do ridículo.
Que cada um viva como escolheu e arque com as consequências, suas decisões só não podem prejudicar terceiros.
Quando se permite que um sujeito que se desenvolveu completamente como um homem dispute contra mulheres, vc está favorecendo esse sujeito, isso, segundo a própria ciência, que é a única coisa na qual elxs acreditam.
Engraçado que lutam pelo direito de serem não binários e não querem que se crie uma categoria para não binários.
Resumindo, parabéns à federação e que essa medida se expanda para todos os esportes.
Isso mesmo.
O rapaz, para de encher o saco e vai jogar sua bolinha no meio do seu grupo.
Esporte feminino é para mulheres, esporte masculino é para homens e o seu lugar (já que homem é) é junto dos homens.
Se não tem competência pra ser um bom atleta masculino, volte para os bancos da escola e escolha outra coisa pra fazer.
Faltou vc especificar qual bolinha “ela” deve jogar, a direita ou a esquerda… Rsrs
Atitude machista do jogador Tiffany. Já que luta pela igualdade,, porque não ficou jogando no masculino ?!! É uma sacanagem com às mulheres!
Já tomou seu café hj cara pálida? Acorde e sinta o cheiro da realidade, é o senhor não é quem pensa ser.
Na verdade o que ela diz é uma bobagem, na real quem está sendo excluída é a mulher biológica.
Falou e disse tudo.
O que me mais impressiona é ainda ver outras mulheres lutando pela causa… certamente elas não entram na quadra!É injusto e ponto!
Este é outro ponto, existem mulheres que já se ligaram no movimento e perceberam q apoiando esta “causa” acabam enfraquecendo o lado masculino, de alguma maneira lucrando com isso e sobrando mais espaços para elas. E não são poucas hein!
Engraçado que as atletas, em sua maioria quase que absoluta, apoiou a decisão.
Pq será, né?
Apoiaram.
Aguardem pela explosão de falsas acusações pelas mercenárias, interesseiras e aproveitadoras.
Somente Don Sandro (do Youtube) poderia trazer luz aos fatos, principalmente se tratando do gritante arsenal que uma mulher possui hj em dia no judiciario e agendas progressistas contra homens de boa índole e trabalhadores pois, contra bandidos e zedrugs, elas se entregam de corpo e alma.
Depois as modernetes/seres de luz/semi deusas vão lamentar nas redes por conta dos caras ignorá-las ou colocá-las em seus devidos lugares.
Seja um homem livre das ameaças do fminismo e suas leis msândricas.
Nenhum homem bem informado e em sã consciência vai querer problemas para si. É o fim dos relacionamentos sérios/casamentos.
Apenas os desconstruídos, iludidos que creem em unicórnios/mulher exceção, manginas e feministos irão tentar se relacionar por conta e risco, recebendo em troca falsas acusações, perdas materiais/financeiras, problemas psicológicos, traições, alienação parental e outras aberrações da atualidade.
O vitimismo, impunidade e infantilidade delas atingiram níveis jamais previstos. E a tendencia é piorar.
Don Sandro e sua narrativa é a verdade e luz para aquele que deseja entender de fato, como funciona essa palhaçada de “empoderamento” e o fim do “macho escroto” em que elas acreditaram. Os depoimentos no canal é de se arrepiar.
Se você mulher, acredita que esta perdendo “espaço” para as mulheres de “tromba” e que todo homem não presta, senta e chora, mande a fatura para as feminstas…
Parabéns federação!!! As mulheres precisam se unir. Caso insistam deixem-as competir sozinhas… Espero que essa palhaçada acabe logo. Que façam uma categoria para trans. Ponto final.
Na boa tem que ter bom senso. Homem tem muito mais força que mulher. Cada um no seu lugar. Homem quer ser mulher nunca vai ser na totalidade e vice versa. Nunca queira ocupar um espaço que não é seu, cada qual no seu cada qual. Digo isso no esporte.
Do jeito que estão aumentando, vai ser facil fazer uma liga de lgbtqiaxyz
Interessante como usa a fala: ” isso se chama exclusão de mulheres”. Não não, isso se chama proteção de mulheres. Chega ser covarde com a mulher biologica competir com um homem que resolveu ser mulher. A decisão de mudar o nome e o sexo não muda o que é, um ser com muito mais força muscular. Quer uma dica? Vá lutar pelo direito de mulheres que resolveram ser homem de participarem competições masculinas.
Concordo com você.
Tifani não sabe o que fala. Não se compara a força e resistência de uma mulher natural com uma feita na mesa de cirurgia. Se gabam tanto de ser 1a colocada contra as mulheres naturais. E não tem coragem de disputar em força de igualdade contra homens. Então nada mais justo do que criar uma liga p/ se ter igualdade biológica.
Mulher trans não é mulher.
Não biologicamente falando.
É um homem que se sente e se vê mulher. Até ai tudo bem. Mas competir esportivamente com uma mulher congênita é imoral, desleal e injusto. O certo é uma modalidade específica. Exatamente como já existe desde sempre masculino e feminino. Uma modalidade TRANS. Assim, se atende de maneira justa e honesta a necessidade de inclusão e equidade.
O que me mais impressiona é ainda ver outras mulheres lutando pela causa… certamente elas não entram na quadra! É injusto e ponto!
Como é que ele sabe o que “é se sentir mulher” se nunca foi uma?
Certíssimo, façam um campeonato de trans.
Só não vou ter interesse em assistir estes jogos mas é a opção mais justa !
Este pessoal quer é vencer fácil, faturar fácil e se gabar !!!
Correta a proibição, que formem uma liga própria…
Nós temos 2 gêneros, feminino e masculino. Tem próstata e vai no urologista é macho… é por aí.
Oi, Tifanny Abreu.
Não é preciso dizer pra vc que o atleta em questão, tal qual você, é um homem biológico, não é?
Eu não acho justo mulheres competirem contra um ser que tem vantagem muscular e vai SEMPRE superar as mulheres.
Quem parte de premissas falsas nunca pode chegar a conclusões verdadeiras. Resolve-se isso de maneira bem simples: colocando para competir juntos seres humanos de cromossomo XX que se apresentam como homens e seres humanos de cromossomo XY que se alegam mulheres, para ver o que acontece.
Nasceu com pipi = joga bola com os homi e mija/caga no banheiro dos homi. Nasceu com pepeca = joga com as muié e mija/caga no banheiro das muié. E viva a simplicidade!!!
Kkkkkk
Eita , a verdade sempre dói !!
Interessante que não vemos tantos casos de homens transgênicos (mulheres biológicas) participando de competição esportiva masculina. Parece que homens biológicos gostam de levar vantagem nas competições contra mulheres biológicas.
Muito bem observado, Paulo!
Exatamente assim
Não existem transsexuais, se alguém quiser pode até transformar sua forma, parecendo algo que vc gostaria q fosse seu sexo original, porém, JAMAIS CONSEGUIRÁ TRANSCENDER SEU GÊNERO.
na minha infancia nos morriamos de medo do homem do saco , hoje em dia estao disputando ligas femininas , tempos modernos !
Essa gente deveria ter vergonha na cara e não jogar em times femininos. É covardia, um abuso. Tiffany, Candy, Caitlyn… O nome já diz tudo
👍👍🍐🍐
agora você foi coerente dona tyfu, realmente o homem pode tudo , inclusive disputar nas categorias femininas , kkkkkkkkk
Dicordo da opinião do atleta, trans é que não pode competir com mulheres.
Concordo que homem pode tudo, até virar trans e tentar competir com mulheres.
Muito simples: criem campeonatos de mulheres trans e outro de homens trans
Baseada na Ciência, a decisão da Federação Internacional de Atletismo é acertada, especialmente no tocante à proteção das mulheres XX, que competem em desvantagem contra mulheres XY.
Exatamente.
Se homens trans podem vencer homens cis então porque não competem com homens ???oportunista ,como oportunista não tem argumento ela de uma forma desonesta e irresponsável ataca com isso “machismo” , mulheres trans não podem competir com mulheres cis ,porque isso é biologia e sim elas levam vantagem sim , NÃO a homens biológicos competindo com mulheres biológicas !
Selma!!! É exatamente o que eu andei dizendo…. Querer ser mulher, se sentir mulher não a faz uma vítima; desonestidade sim. Ele ou ela sabe a força descomunal que tem perto de uma mulher…. Isso é o que me enoja: o exagero das pautas.
Assim como os deficientes tem uma Olimpíada só para eles, deveria existir uma Olimpíada só para trans.
Medida sensacional essa aplicada. Não tem como uma mulher competir com transexuais.
Esse pessoal é doido, mas, não bobos, mulher biológica que se diz homen não tem no vôlei masculino
Isso se chama exclusão de homens em competições de mulheres.