Pilotos de um avião da Latam tiveram de fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Guarulhos na tarde de terça-feira 6, depois de constatarem que a aeronave havia perdido uma de suas rodas no momento da decolagem.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste.
O Airbus A319 da companhia aérea estava realizando o voo LA3923, que saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Sistemas de monitoramento de voo indicaram o fato de que a aeronave percorreu cerca de 90 km além da rota usual antes de aterrissar, realizando uma volta ao redor da pista. O Aeroporto de Guarulhos foi escolhido para o pouso devido à situação de emergência, sendo considerado o mais apropriado por ter pistas de aterrissagem mais extensas.
Leia também: “Boeing da Latam apresenta problemas, pilotos desligam motor e desviam rota para evitar acidente“
Ao chegar em Guarulhos, o comandante entrou em contato com a torre de controle para relatar o incidente com a roda do avião e verificar as condições visuais do trem de pouso. Equipes de segurança acompanharam a aterrissagem, e nenhuma intervenção foi necessária.
Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que o pouso é feito na pista do Aeroporto de Guarulhos. Nas imagens, é possível perceber a ausência de uma das rodas internas no trem de pouso principal esquerdo.
O que diz a Latam
Em nota, a Latam disse que adota todas as medidas operacionais e técnicas para garantir voos seguros, e que o redirecionamento do pouso do voo LA3923 para Guarulhos ocorreu devido à necessidade de manutenção corretiva na aeronave. A companhia aérea também informou que os passageiros que estavam a bordo estão recebendo assistência da empresa.