O avião da companhia VoePass, que transportava 62 pessoas, caiu quase 4 mil metros em apenas um minuto. O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira, 9.
As informações são da plataforma de monitoramento Flightradar. Nos momentos finais do voo, o avião fez uma curva brusca e despencou, no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. O voo havia decolado de Cascavel (PR) às 11h56 e deveria pousar no Aeroporto de Guarulhos (SP) às 13h50.
A aeronave subiu até 5 mil metros de altitude às 12h23 e manteve essa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude rapidamente. Nesse instante, a aeronave fez uma curva brusca.
We are following reports of a crash of a VoePass ATR 72 near São Paulo, Brazil. We are currently processing granular data from this flight. https://t.co/1MwrzhJ0gU pic.twitter.com/ozBx2sL5lZ
— Flightradar24 (@flightradar24) August 9, 2024
Às 13h22, um minuto depois do início da descida, a altitude registrada era de 1.250 metros, indicando uma queda de cerca de 4 mil metros. A causa do incidente ainda está sendo investigada.
Equipes de resgate foram mobilizadas imediatamente depois da queda, e autoridades locais estão trabalhando para determinar as circunstâncias exatas do acidente.
Ainda de acordo com o FlightRadar, na área onde o avião caiu, há um alerta ativo de formação de gelo severo entre 3,6 mil metros e 6,4 mil pés. A aeronave estava voando a 5,1 mil metros pouco antes do acidente.
Na aviação, a formação de gelo severo é um fenômeno crítico que pode comprometer a segurança dos voos. O incidente ocorre quando a aeronave atravessa nuvens com temperaturas abaixo de zero e água líquida, que se congela ao tocar as superfícies frias da aeronave.
Esse acúmulo de gelo pode reduzir a performance aerodinâmica, levar à perda de controle, afetar o sistema de combustível e diminuir a visibilidade. Medidas corretivas são essenciais para mitigar esses riscos, e as aeronaves modernas estão equipadas com sistemas de anti-icing e degelo para lidar com essas condições perigosas.
Confira a rota do avião que caiu em Vinhedo
O site Flightradar24 registrou a rota feita pelo avião bimotor da VoePass, que caiu na tarde desta sexta-feira, 9, com 58 passageiros e quatro tripulantes em Vinhedo, em São Paulo (SP). Não há sobreviventes, segundo a prefeitura da cidade.
O avião caiu na região do bairro Capela. Segundo a Polícia Militar (PM), houve um chamado às 13h28, indicando o local do acidente na Rua João Edueta, próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos. Equipes de emergência foram enviadas ao local. Ainda não foi divulgada a lista completa dos passageiros.
A Voepass Linhas Aéreas, dona da aeronave, informou que o avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
+ Vídeos mostram queda de avião em Vinhedo (SP)
Segundo o Flightradar24, o avião realizou movimentos anormais antes da queda. Nas imagens de populares divulgadas nas redes sociais, é possível ver o momento em que a aeronave faz tais movimentos.
Segundo as autoridades, os hospitais em Vinhedo e Valinhos (SP) foram preparados para receber possíveis feridos. As equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Polícia Militar estão prestando socorro no local. As causas do acidente ainda são investigadas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste