Apesar de raras, tragédias como a queda da aeronave da Voepass, na última sexta-feira, 9, podem abalar a confiança nos voos. Atualmente, os aviões comerciais são a preferência dos passageiros brasileiros para viagens de longa distância, conforme mostram os dados oficiais.
As empresas áreas transportaram quase três vezes mais passageiros que os ônibus no Brasil em 2023, considerando os deslocamentos entre Estados.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os aviões comerciais transportaram quase 85 milhões de passageiros nos trajetos entre Estados em 2023. Ao mesmo tempo, as passagens de ônibus para esse tipo de trajeto ficaram em pouco menos de 32 milhões,
Leia tabmém:
O levantamento da Anac também mostra a expansão dos dois modelos de transporte. A aviação cresceu 11%, enquanto o número de viajantes em ônibus aumentou 28%.
Aviões e seus passageiros no Brasil
A aviação doméstica transportou 91,4 milhões de viajantes ao longo de 2024. Esse número abrange todos os voos de um ponto ao outro dentro do país, incluindo aqueles entre cidades dentro do mesmo Estado. Ao todo, cerca de 790 mil voos, número correspondente a 8% mais que no ano anterior.
Basicamente, três empresas dominam o transporte de passageiros dentro do Brasil. São elas: Azul (28,4%), Gol 33,3% e Latam (37,8%).
Essa última companhia tem uma parceria com a Voepass. Por esse motivo, ela comercializou parte das passagens para o voo que caiu na sexta-feira em Valinhos, interior de São Paulo. O acidente levou a 64 mortes, sendo quatro tripulantes e 58 passageiros.