Bairros da cidade de São Paulo completaram 24 horas sem energia elétrica na tarde desta terça-feira, 9. A queda de eletricidade aconteceu depois de uma forte chuva que atingiu diversas regiões do Estado nesta segunda-feira, 8.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
A concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia na capital paulista e cidades da região, informou que restabeleceu o fornecimento para cerca de 81% dos clientes atingidos até o início da tarde desta terça-feira.
A tempestade teve fortes ventos de 76 km/h. A forte chuva causou a queda de árvores e galhos, o que danificou a fiação da rede elétrica. Além da capital paulista, o município de Santo André, no ABC Paulista, também sofreu com quedas de energia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu mais de 290 chamados sobre quedas de árvores na cidade de São Paulo. A zona sul paulistana foi a mais atingida.
Bairros seguem sem energia
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, alguns quarteirões dos Jardins estavam sem luz na manhã desta terça-feira. Ruas próximas à Avenida Paulista ficaram sem energia por volta das 15h desta segunda-feira.
Inicialmente, a Enel havia previsto o retorno da energia para as 18h30 desta segunda-feira, mas o problema só foi resolvido na manhã desta terça-feira, parcialmente, por volta das 10h.
A região dos Jardins foi fortemente atingida pelo temporal, que derrubou árvores em vias importantes, como as Alamedas Joaquim Eugênio de Lima e Campinas. Também foram registrados pontos de alagamentos, e fios da rede elétrica ficaram expostos.
Leia também: “Apagão: governo de SP multa Enel em quase R$ 13 milhões”
No Parque Ibirapuera, uma estrutura metálica utilizada para manutenção da marquise foi derrubada pelo vento. Quatro pessoas ficaram levemente feridas no acidente e foram encaminhadas ao Hospital Albert Einstein. O parque continua fechado para manutenção nesta terça-feira.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 54 semáforos ficaram sem funcionar por falta de energia — isso somente na capital paulista. Outros 31 semáforos apresentaram falhas e devem passar por manutenção por equipes da CET.
Leia mais: “Presidente da Enel deixa o cargo depois do apagão em São Paulo”