publicidade
Brasil

Apagão: governo de SP multa distribuidora de energia em quase R$ 13 milhões

Medida se deu por meio do Procon; direção da Enel ainda não se manifestou a respeito

Enel apagão multa governo sp
A Enel é alvo de duas CPIs, uma na Câmara Municipal da capital paulista e outra na Assembleia Legislativa de São Paulo | Foto: Divulgação/Enel

O governo de São Paulo aplicou, por meio do Procon, uma multa de R$ 12,7 milhões à Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia na capital paulista e em outros 23 municípios do Estado, pela interrupção prolongada do serviço. O apagão ocorreu no começo do mês.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

No início do mês, diversas áreas da Região Metropolitana de São Paulo ficaram às escuras após uma forte chuva. Alguns imóveis chegaram a ficar quatro dias sem luz. Teve localidades que o fornecimento de energia elétrica só voltou à normalidade depois de uma semana.

Procurada, a companhia não se manifestou até a publicação desta reportagem. Na decisão, o órgão atribui à empresa o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor devido à queda de energia por mais de 48 horas seguidas. A sanção foi imposta com base em reclamações registradas na plataforma Procon-SP Digital e em postos de atendimento presencial desde o último dia 3, quando houve o temporal.

Leia mais:

A empresa chegou a ser notificada e apresentou argumentos. Naquele dia, a chuva provocou a queda de árvores, que caíram sobre fios e, em alguns casos, derrubaram postes.

O governador Tarcísio de Freitas tem evitado culpar a Enel e propôs alterações no modelo de contrato firmado entre empresas do setor e a União, ente detentor do poder concedente e que firma tais acordos.

Enel: apagão, multa e um problema bilionário

enel plano tempestade fim de semana
A concessionária Enel pediu ‘sinceras desculpas’ aos clientes da Região Metropolitana de São Paulo pela demora de quase uma semana em restabelecer a energia elétrica | Foto: Reprodução/Redes sociais

A falta de distribuição de energia elétrica durante dias em parte da Grande São Paulo provocou prejuízos na casa do bilhão de reais. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o apagão foi responsável fazer com que ao menos R$ 1,3 bilhão deixasse de ser faturado. A FecomercioSP citou, por exemplo, que alimentos precisaram ser descartados por causa da ausência de refrigeração adequada.

Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Christian
    Christian

    13 Milhões quando o prejuízo foi de 1,3 bilhão ?
    Não faz nem cócegas.

  2. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    Foi até pouco, diante do prejuízo aos pagantes pelo serviço! A falta de PREVISIBILIDADE para acidentes desse tipo, a falta de PROJETO com NORMAS de segurança, a falta de EQUIPES treinadas para emergências urgentes , a falta de ESTOQUE de equipamentos para substituição imediata, entre diversas outras inconsistências são inaceitáveis.
    Não precisa ser um GÊNIO para olhar a fiação enroscada em árvores para imaginar o que acontecerá quando o temporal chegar!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade