O empresário José Bezerra de Mendes, o Binho Bezerra, de 67 anos, e sua mulher, Luciana Bezerra, de 62, morreram intoxicados por monóxido de carbono enquanto dormiam em sua casa de veraneio, no Guarujá, no litoral de São Paulo, neste sábado 9.
Segundo a Polícia Civil, a autópsia detectou que a alta dosagem da substância no organismo do casal indica que eles podem ter respirado durante várias horas o ar do quarto, contaminado com o gás.
Por não ter cor, gosto ou cheiro, o monóxido não é percebido no ambiente. A sonolência é um dos sintomas iniciais do envenenamento, que se torna indetectável quando a pessoa está dormindo ou preparada para dormir.
Investigação apura o que causou a morte do banqueiro bilionário
A intoxicação ocorreu com a queima do gás usado no aquecimento das instalações hidráulicas do imóvel. A investigação apura como ocorreu o vazamento na tubulação.
Segundo a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Santos, a confirmação da causa não esgota as investigações.
Ainda são esperados os laudos da perícia que vão elucidar se o sistema de gás encanado estava instalado corretamente.
A perícia deve esclarecer como se deu o rompimento de uma tubulação do exaustor, responsável pela eliminação do monóxido, nas dependências usadas pelo casal.
“Diligências prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias do fato”, declarou a Deic em nota.
De acordo com a polícia, o quarto do casal fica no andar térreo da casa, próximo da sala com as caldeiras do sistema de água quente. Com a fissura na mangueira do exaustor, os gases da queima chegaram ao quarto do casal.
Os corpos foram encontrados pelo filho do casal, Rodrigo Passos Bezerra de Menezes, de 27 anos, que estava no imóvel.
Ele estranhou a demora dos pais para acordar e, indo até o quarto, viu os corpos sobre a cama do casal. Uma cachorra, animal de estimação dos Menezes, foi achada morta ao lado da cama.
A mansão fica em um condomínio de residências de alto padrão, na Praia do Iporanga, na estrada que liga Guarujá a Bertioga.
Os corpos do banqueiro e de sua mulher foram velados na tarde deste domingo 10, em São Paulo.
Quem era Binho Bezerra
Binho Bezerra tinha um patrimônio estimado em R$ 1,5 bilhão pela revista Forbes. Sua família, natural de Juazeiro, no Ceará, fundou o BicBanco na década de 1930.
A instituição financeira teve ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo até 2015, quando foi comprada pela China Construction Bank, que passou a se chamar CCB Brasil, em um negócio avaliado na época em R$ 1,6 bilhão.
Depois da transação, Binho Bezerra se tornou sócio da Ademicon, uma administradora de consórcios. Ele também mantinha outros negócios na área financeira e imobiliária.