Um acidente fatal ocorreu no Amazonas. A explosão aconteceu na noite desta quinta-feira 5, em Itacoatiara, interior do Estado. O barco de madeira estava carregado com mais de 30 botijões de gás e cinco tanques cheios de combustíveis, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. O responsável pela embarcação, Amaury Cardoso da Silva, de 55 anos, morreu ao tentar apagar as chamas.
No momento do acidente, a embarcação ainda estava atracada na orla, no Porto do Jauary. Outras duas pessoas, que tentaram ajudar, ficaram feridas. Com queimaduras graves, uma delas precisou ser levada para Manaus a 270 km de Itacoatiara. A outra foi encaminhada para o Hospital Regional José Mendes, próximo ao local da explosão.
Leia também: “Motorista provoca explosão em posto de gasolina na China”
Segundo os familiares de Amaury, conhecido na comunidade pelo apelido de “Vandoca”, a carga seria levada para abastecer as comunidade do Rio Arari.
Surpreendidos com os estrondos, os moradores do município registraram várias explosões e passaram a noite acompanhando os trabalhos de resgate do corpo pelos mergulhadores e dos bombeiros. Testemunhas relataram que o apoio de embarcações de terminais privados que passavam pelo local foi fundamental para controlar as chamas.
A área foi isolada para que os dejetos da explosão não contaminem as águas do Rio Amazonas.
Leia também: “Deslizamento de terra deixa um morto e cerca de 200 desabrigados no Amazonas”
Itacoatiara é a terceira cidade mais populosa do Estado do Amazonas, com pouco mais de 100 mil habitantes.
Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itacoatiara e agentes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Marinha do Brasil estiveram no local.
Depois de as chamas serem apagadas, mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo da vítima no casco da embarcação. Ainda não se sabe a causa da explosão. A investigação será feita pela Marinha do Brasil.