O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), está em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, depois de passar por uma cirurgia de emergência para desobstrução intestinal. O estado de saúde do juiz do STF é estável.
Segundo a assessoria de imprensa do STF, em nota enviada a Oeste nesta quinta-feira, 9, “a recuperação do ministro segue dentro do esperado”. “Em breve, Barroso deve deixar a UTI, onde está para facilitar a observação médica”, informou a Corte, ao mencionar que o ministro está consciente.
Barroso encontra-se internado no hospital, desde o fim de fevereiro, quando deu entrada na unidade para fechamento de uma hérnia incisional (geralmente, acontece por causa de cicatriz gerada após uma incisão que em algum ponto não cicatrizou adequadamente), fruto de uma cirurgia anterior. O magistrado chegou a participar, por vídeo, de uma sessão do STF, em 1º de março.
Em seguida, contudo, Barroso teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram dois novos procedimentos. São responsáveis por acompanhar o ministro os médicos Cassio Gontijo, do Sírio Libanês de Brasília, e Fabio Ferreira, que veio de São Paulo para a terceira cirurgia no ministro.