O ex-presidente da República Jair Bolsonaro realizou um evento na cidade de Rio Claro (SP) na terça-feira 28, a fim de arrecadar donativos para as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Trata-se de uma série de encontros que Bolsonaro vai promover no interior do Estado de São Paulo no decorrer desta semana. Na segunda-feira 27, o político realizou a mesma ação na cidade de Ribeirão Preto. A ação recebeu o nome de “Unidos pelo Rio Grande do Sul”.
+ Leia mais de Brasil em Oeste
Em entrevista à rádio Jovem Pan News Rio Claro, a presidente do PL de Rio Claro, Neia Garcia, afirmou que a presença de Bolsonaro é exclusivamente solidária em prol do povo gaúcho. “O intuito exclusivo são as doações ao Rio Grande do Sul; então, ele não quer fazer tour pela cidade”, afirmou Garcia.
Bolsonaro conversou com moradores de Rio Claro durante 9 horas
Bolsonaro agendou para as 10h o início da entrega dos donativos para o RS e o encontro com seus eleitores. Esse último, no entanto, começou um pouco mais cedo.
O político parou para tomar café da manhã na padaria La Baguette, próxima ao local do evento. Ele atendeu pessoas e tirou foto com elas — inclusive uma van escolar cheia de crianças que passou pelo estabelecimento.
Ao chegar ao ponto de arrecadações, o ex-chefe do Executivo se dirigiu a um painel, onde atendeu apoiadores das 10h até as 19h. Durante esse tempo, muitos mantimentos e produtos doados chegaram ao local.
“Não existe nada mais emocionante, nada mais importante do que ajudar as pessoas que estão necessitando nesse momento”, afirmou Mara Camargo, uma das organizadoras do evento, a Oeste. “O único objetivo aqui hoje é estar ajudado o pessoal do Rio Grande do Sul. Então é com muito amor, com muita alegria que nós estamos aqui com o nosso presidente Bolsonaro.”
O entusiasmo do público não era só em conhecer o 38º presidente da história do Brasil, mas também em poder ajudar as pessoas que vivem a calamidade no Estado gaúcho.
“Eu estou imensamente feliz por dois motivos”, afirmou Regina Postali, uma dos milhares de pessoas que estavam no local, a Oeste. “Primeiro, por ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul, porque somos todos irmãos da mesma pátria. Consequentemente, de também ter essa oportunidade de ver ao vivo o Bolsonaro.”
Enquanto as pessoas tiravam fotos e faziam vídeos com Bolsonaro, as doações aumentavam. Carros e caminhões chegavam ao local com produtos — prontamente separados em paletes no vasto espaço do evento.
“Não dá para imaginar o tamanho do sofrimento e o tempo que eles vão precisar para reconstruir o Estado”, afirmou Maria Erbeta, uma das entusiastas que estava no ponto de doações. “Eu me sinto satisfeita e muito feliz pelo presidente e por ajudar o sul.”