O presidente Jair Bolsonaro e outras 20 pessoas estão realizando, neste momento, exames preventivos para detectar um possível contágio por coronavirus. Na manhã desta quinta-feira, 11, houve a confirmação, inclusive por meio de contraprova, de que o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, é portador do Covid-19.
Wajngarten fez parte da comitiva presidencial que visitou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante essa semana. Além do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e quatro ministros – Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) também estão passando por exames.
Outros políticos que realizam testes neste momento são os senadores Nelsinho Trad (PTB-MS) e Jorginho Mello (PL-SC) e o deputado Daniel Freitas (PSL-SC). O assessor especial Filipe Martins é outro que está em monitoramento. A confirmação de que Wajngarten tem coronavírus ocorreu por meio de nota oficial da Presidência da República.