O presidente Jair Bolsonaro não vai participar da posse do novo comandante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin.
A cerimônia será virtual e está marcada para esta terça-feira, 22, a partir das 19 horas.
Alexandre de Moraes, colega de Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF), será o novo vice-presidente do TSE.
Fachin substituirá o atual presidente do tribunal eleitoral, Luís Roberto Barroso, e exercerá a nova função por apenas seis meses.
A confirmação da ausência de Bolsonaro foi feita pelo Palácio do Planalto, por meio de um ofício assinado por Claudia Teixeira dos Santos Campos, chefe do gabinete adjunto de agenda do gabinete pessoal do presidente da República.
Segundo o comunicado, Bolsonaro já tinha “compromissos preestabelecidos”.
“Considerando compromissos preestabelecidos em sua extensa agenda, o senhor presidente Jair Bolsonaro não poderá participar do referido evento. Assim, agradece a gentileza e envia cumprimentos”, informou o governo federal.
Até o momento, a agenda oficial da Presidência da República não prevê compromissos oficiais nesse horário.
No início de fevereiro, Fachin e Moraes estiveram no Palácio do Planalto e convidaram pessoalmente Bolsonaro a participar da cerimônia de posse no TSE. Até o momento, o chefe do Executivo não confirmou presença.
Fachin disse estar aberto a colaborar e dialogar com Bolsonaro. Contudo, afirmou que não vai “tolerar os intolerantes”.
Interpelado sobre as respostas de Bolsonaro à Justiça Eleitoral, Fachin garantiu que pretende adotar uma postura “colaborativa” e “de diálogo” respeitoso “dentro da normalidade da relação institucional”. O magistrado concedeu entrevista ao jornal Folha de S.Paulo na sexta-feira 18.
“Quem defende intervenção militar, quem defende fechar um Poder ou uma Corte como o Supremo Tribunal Federal e quem discute inexistente fraude em urna eletrônica não está discutindo urna eletrônica, está discutindo a ruína da democracia”, observou Fachin, sem citar nomes.
J.R. Guzzo: “Fachin, analistas, agências de checagem: ‘tudo pinga da mesma
A normalidade dele é liberar um criminoso condenado em 3 instâncias, que sujeito asqueroso.
Bolsonaro faz muito bem em não comparecer a essa posse.
Qual o problema então de se imprimir o voto? Tá na cara que vão fraudar, haja vista as pesquisas falsas para justificar. Resta saber o que o povo vai fazer disso. Aceitar o bando de ladrões de volta? E os milicos, batendo continência para um ladrão condenado?
Certíssimo.
Entregaram um convite, depois foram ao senado trair.
O Bolsonoro irá se encontrar com putin e com a Otan para evitar uma 3° guerra mundial, ele é amiguinho e irmão de putin, o companheiro comunista da KGB, parabéns presidente, boa reunião com os camaradas.
Bora trabalhar
Posse do moleque de propaganda da dilmá.
Esse picareta só foi indicado ao stf por subir em palanque com a dilmá.
Lixo sim, e, esse tipo não dá reciclagem.
Prestigiar VAGABUNDOS?? Não condiz com a personalidade do JMB.
VAGABUNDOS, VAGABUNDOS, VAGABUNDOS!!! SAFADOS. GENTE DE MÁ ÍNDOLE.
Parabens pela decisão JMB.
E ele iria ir prestigiar a posse de alguém que vai fazer de tudo pra fraudar as eleições ? Só falta escolher como. Ou inabilitando o Bolsonaro, ou fraudando as urnas.
Não tem, mesmo, que assistir a esta palhaçada – o empossamento de um CANALHA VAGABUNDO, inimigo declarado da liberdade, na presidência desta espúria jabuticaba. Não deveria nem mesmo ser notícia, isto sim.
Perder o tempo com petista …ele tem que explicar porque soltou o seu padrinho bandido
Posse desse militante esquerdista …jamais
Isso mesmo Presidente, não deixe de cortar o cabelo para perder tempo com compromisso inútil, afinal política é via de mão dupla!
O presidente não deverá comparecer a nenhuma solenidade PETISTA!
Manda este velho ir comer cenoura .
Pela raiz !!!!
Ausência apoiada pelo povo brasileiro!!
STE , isto nem deveria existir !!!
Cara, uma visita mais duradoura ao banheiro, acompanhado de um bom joguinho no celular para passar o tempo, é imensamente mais útil do que a assistir a posse de Carmem Miranda …
Bolsonaro não deve perder seu tempo.
E o Moro adora Fachin, que defenestrou seus julgamentos do criminoso Lula. Dá para entender esse tal de Sergio Moro?
Os caras, antes da posse disseram o que todos nós ouvimos em desfavor do atual presidente da república e candidato à reeleição, mesmo que ainda não formalizou essa candidatura ainda. Esperar que esse atual presidente da república comparecesse nessa posse para reconhecer e legitimar esses desaforos, é pedir demais, mesmo que essa pessoa seja um Bolsonaro da vida.
Prestigiar esse circo armado realmente não vale a pena e não contribui para a Verdadeira Democracia. Esse tipo de “cerimônia” é para quem alimenta malucos, alienados e amigos de lulaladrão, nada mais que isso.
Você já viu uma sessão destes tribunais de instância superior? Eles voltam até o tempo do direito romano para buscar argumentação, ficam horas nisso e acabam dando decisões esdrúxulas.
Quem se diz comunista, que tem processo pendentes e é dissimulado merce ser execrado.
Tá certo. Deixe a Carmen Miranda pra lá.