O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas de chuvas intensas para o Brasil, nesta quarta-feira, 6. Os avisos nas cores laranja e amarelo atingem todas as regiões do país. São 22 Estados, além do Distrito Federal. Apenas Rio Grande do Sul, Paraná, Roraima e Aracaju não estão nas áreas de perigo iminente.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o Inmet, são três alertas na cor laranja por chuvas intensas, que indicam “perigo”. Os avisos atingem os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.
As áreas em que os alertas abrangem devem sofrer com chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. “Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o instituto.
Leia também: “Pancadas de chuva: confira a previsão do tempo até 13 de março”
Já o alerta amarelo, que também é de chuvas intensas, tem grau de severidade de “perigo potencial”. As regiões atingidas devem registrar precipitação de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Não há grandes riscos para os moradores, de acordo com o Inmet.
O alerta na cor amarela atinge o Distrito Federal e os seguintes Estados:
- Acre;
- Amazonas;
- Rondônia;
- Pará;
- Amapá;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Goiás;
- Piauí;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Pernambuco;
- Sergipe;
- Belo Horizonte;
- Espírito Santo;
- São Paulo; e
- Paraná.
O Inmet também divulgou orientações para os moradores das áreas atingidas pelos alertas durante as chuvas e rajadas de ventos. “Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas”, informou. “Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.”
O instituto orienta os moradores a entrarem em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193) para solicitar ajuda, caso necessário.
Leia também: “Forte chuva em Vitória da Conquista (BA) deixa escola alagada e arrasta homem”