No Brasil, as forças da Polícia Militar (PM) têm déficit de 179.591 agentes. Entre os policiais civis, que investigam os crimes, o número é de 55.244 servidores a menos do que o previsto.
A PM opera com ocupação de 69% das vagas previstas, e a Polícia Civil, com 63%, segundo as informações das corporações em seus Estados e no Distrito Federal.
O Brasil tem, ao todo, 404.871 PMs e 95.908 policiais civis. Os dados são do relatório Raio-x das Forças de Segurança Pública no Brasil, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira, 27.
Pressão por recursos teria diminuído o número de policiais no Brasil, segundo presidente do Fórum de Segurança Pública
Cada corporação informou os dados ao fórum. Entre policiais civis, o déficit na ocupação de vagas previstas é maior na Paraíba (23,8%), Rio Grande do Norte (30,3%) e Alagoas (39%).
Entre os policiais militares, a maior falta ocorre em Goiás (35,7%), Amapá (39,2%) e Santa Catarina (46,1%), segundo o jornal Folha de S.Paulo. Houve ainda uma queda de 6,8% no número de vagas ocupadas entre polícias militares desde 2013 em todo o Brasil.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
A queda foi registrada em 17 unidades federativas e o Distrito Federal (31,5%) foi o mais afetado, seguido do Rio Grande do Sul (22,5%) e Paraná (19,4%).
Para o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima, as reduções no efetivo podem ser explicadas pela pressão de custos.
“A previdência tem um impacto muito grande em termos quantitativos”, disse Lima. “São mais de 352 mil policiais aposentados nos Estados e no DF. Então você não consegue fazer concurso para substituir.”
Para serem mais desmoralizados ainda, ela Justiça brasileira.
Dinheiro jogado fora. É enxugar gelo.
Eles prendem ,o outro solta.