O Brasil vai receber neste domingo, 12, mais de 5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da farmacêutica norte-americana Pfizer. Trata-se da maior remessa de imunizantes enviada ao país desde o início do acordo firmado entre a empresa e o governo brasileiro. As aeronaves vão desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Inicialmente, o plano era entregar três lotes. Contudo, a remessa prevista para ontem, sábado 11, com 1,4 milhão de vacinas, foi remanejada e chegou ao terminal de Campinas às 3h02 deste domingo. Os outros três aviões desembarcaram em Viracopos ao longo do dia.
As entregas fazem parte do novo cronograma da empresa, que prevê o envio de 8,9 milhões de doses de vacinas até a noite de hoje. As outras entregas foram realizadas na última quarta-feira, 8, quinta-feira 9 e sexta-feira 10.
Acordo entre Pfizer e governo brasileiro
Ao todo, a farmacêutica entregou ao Ministério da Saúde, em 68 lotes, 67,3 milhões dos 100 milhões de doses do primeiro contrato, assinado em 19 de março de 2021. O restante deve ser enviado até o fim de setembro.
O segundo contrato entre Pfizer e governo federal, assinado em 14 de maio, prevê a entrega de outros 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. A empresa garante que vai cumprir o cronograma de entrega até o fim de 2021.
Leia também: “SP irá vacinar com Pfizer quem tem 2ª dose de AstraZeneca atrasada”
Agora uma pergunta muito simples para alguém que tem dúvidas de ordem legal: Quem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer, conseguirá liberação para viajar aos EUA e à CEE, mesmo tendo tomado as duas doses iniciais da CoroaVaca? Alguém sabe de algo a esse respeito?