O Ministério da Saúde confirmou a existência de 11 pacientes contaminados com a variante Ômicron do coronavírus no Brasil. A contagem atingiu esse número no domingo 12, depois que mais três casos foram notificados.
As contaminações da variante Ômicron confirmadas ontem são de três mulheres. Duas delas ocorreram em Aparecida de Goiás (GO), e as pacientes têm 26 e 40 anos. O terceiro caso é de uma moradora de Limeira, no interior do Estado de São Paulo, ela tem 40 anos e voltou de viagem a África do Sul e França e estava com o esquema vacinal completo. Contudo, as três apresentam sintomas leves.
A nova cepa tem se mostrado menos letal. Desde seu surgimento, o Estado de São Paulo notificou cinco contaminações, enquanto Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás registraram dois casos cada um.
A descoberta da variante Ômicron
A variante Ômicron apareceu pela primeira vez no sul do continente africano, no fim de novembro. Todavia, o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul revelou que o patógeno circula naquele país pelo menos desde o dia 8 daquele mês.
Leia também: “A era do pânico“, artigo de Paula Leal na Edição 90 da Revista Oeste
Esta comprovado que o “passaporte de vacina contra a peste chinesa” não adianta nada.