A partir do próximo domingo, 18, o Brasil enfrentará uma nova onda de calor, conforme a Climatempo. O frio que marcou o início da semana será substituído por tempo firme em várias regiões.
Esse fenômeno deve perdurar até pelo menos o dia 22, causado pela formação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera. A onda de calor afetará principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Áreas destacadas em vermelho no mapa devem registrar temperaturas entre 5°C a 7°C acima da média, enquanto regiões em laranja terão um aumento de 2,5°C a 3°C.
Nesta quinta-feira, 15, o Sul do país deve continuar com tempo estável e sem chuvas. A massa de ar polar se desloca para o Oceano Atlântico, e as temperaturas devem subir gradualmente.
Apesar da onda de calor, o frio dará as caras nas madrugadas
Mesmo com a elevação, as temperaturas mínimas ainda serão baixas. Elas manterão a sensação de frio nas madrugadas e nas manhãs, por exemplo. Em algumas áreas da serra catarinense, há riscos de geadas pontuais nas primeiras horas do dia. Rajadas de vento moderadas são esperadas no litoral sul de Santa Catarina.
No Sudeste, o tempo também seguirá estável, com sol predominando entre poucas nuvens nesta quinta-feira. O enfraquecimento da massa de ar polar que atuava no Centro-Sul do país permitirá uma elevação gradual das temperaturas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A elevação da temperatura no litoral de São Paulo será limitada pela circulação de ventos marítimos, mas o clima deve se manter ameno ao longo do dia. Regiões como o Vale do Ribeira (SP), o Vale do Paraíba (SP), o litoral sul fluminense (RJ) e a Zona da Mata mineira (MG) podem ter neblina nas primeiras horas.
No Centro-Oeste, o sol deve predominar com pouca nebulosidade, exceto no norte de Mato Grosso, onde há possibilidade de pancadas de chuva à tarde. As máximas devem ultrapassar 35°C no norte de Mato Grosso do Sul e em partes de Mato Grosso, com possibilidade de chegar a 40°C em Cuiabá.
Chuva também chega ao Brasil
A costa leste nordestina pode registrar ventos marítimos que formam nuvens carregadas, com chuvas fracas a moderadas entre o leste da Bahia e o Rio Grande do Norte. Temporais são possíveis entre Salvador e Porto Seguro.
Em razão das instabilidades, haverá chuva no sul, centro e oeste do Pará, sul do Tocantins, quase todo o Amazonas, norte de Rondônia e sul de Roraima. Em outros Estados, o tempo permanece firme com sol e pouca nebulosidade.