O One Tower, maior prédio residencial da América Latina, recebeu na semana passada uma das maiores honrarias da construção civil: a premiação na conferência de abertura do CTBUH International Conference, que ocorre em Singapura.
O edifício fica na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, cidade com maior valorização imobiliária no Brasil. O prédio foi inaugurado em 2022.
“O empreendimento não é apenas um marco pelos índices de altura, mas também pelo crescimento de toda a cadeia produtiva, que cresceu juntamente com o edifício”, destaca André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos.
Leia mais: “Como é o prédio que a China construiu em apenas 28 horas”
Apenas dois edifícios no mundo receberam tal honraria. Além do edifício brasileiro, o Merdeka 118, em Kuala Lumpur, na Malásia, foi agraciado.
Como é o maior prédio residencial da América Latina
O One Tower conta com 52.785,06 m² construídos, onde foram utilizados mais de 9 mil toneladas de aço e 24.992,82 m³ de concreto — o equivalente a mais de 8 mil caminhões betoneiras e 5 mil toneladas de contrapiso e reboco. Mais de 2 mil trabalhadores participaram da obra, de forma direta e indireta.
São 84 pavimentos, sendo 70 habitáveis. O edifício conta com dois apartamentos por andar, tem quatro andares com áreas de lazer e dispõe de 20 ambientes.
Leia também: “A burocracia ‘invade’ um prédio de luxo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 176 da Revista Oeste
“O maior desafio construtivo de um prédio alto é a logística da obra, atrelada ao deslocamento vertical de colaboradores e materiais ao longo da torre”, observou Bigarella. “Há elevadores de alta performance e sistema de inteligência no edifício, com bombas, válvulas e controle de acesso, para que todos os sistemas possam operar e dar segurança aos processos.”
Para tirar o projeto do papel, a FG Empreendimentos investiu mais de R$ 650 milhões. Em média, os apartamentos do edifício estão avaliados em R$ 15 milhões.