Neste domingo, 21, Brasília completou 64 anos. A inauguração da cidade, em 21 de abril de 1960, foi durante a gestão do presidente Juscelino Kubitschek.
Anteriormente, a capital do Brasil encontrava-se na cidade do Rio de Janeiro. Quatro anos antes da inauguração, o então chefe do Executivo assinou o documento de sanção da lei 2.874 de 1956 que determinava a mudança do local.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Exposições artísticas, programação infantil, circo, evento de ciclismo e outras atrações fizeram parte da programação.
Confira abaixo as fotos de Brasília nas fases de construção e hoje:
História de Brasília
De acordo com o site do governo federal, a ideia da transferência da capital surgiu em 1823 pelo “patriarca da independência” José Bonifácio de Andrada e Silva. Na época, ele reforçava a ideia de “Brasília”, quando o nome foi proposto pela 1ª vez, ser transferida para o interior do território.
Portanto, somente em 1955, Juscelino Kubitschek começa os trabalhos de construção em Brasília. Em seu governo, o ex-presidente determinou o plano de metas, sob o ideal de “50 anos de progresso em 5 anos de realizações”. Entretanto, o objetivo era identificar os pontos principais para a estagnação da economia na época.
Em uma das metas, estava a construção da capital. Para o início do projeto “plano piloto”, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1988) desenhou, em formato de avião, o Eixo Rodoviário e o Eixo Monumental.
Em conjunto com Lúcio Costa, o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) ficou responsável com a construção dos monumentos. Entre eles, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Catedral e o Supremo Tribunal Federal (STF).
A construção de Brasília não deveria ser comemorada….Juscelino ao invés de aplicar o dinheiro (que até hoje não se sabe exatamente qual foi o custo da aberração) deveria ter aplicado em educação, saúde, infraestrutura, segurança…..e ninguém absolutamente ninguém deve ter reclamado na ocasião. JK deveria deveria ser lembrado como o construtor da cidade que mais onera o povo brasileiro, não tem significância nenhuma para o país, exceto concentrar pessoas desinteressadas pelo erário mas interessadas em sí próprio. E mais terminada em 1961, em seguida em 1964 o governo da ocasião em razão da divida interna e externa propôs o famigerado ” Ouro para o bem do Brasil” onde levantou-se fantástica soma em ouro etc e também dinheiro bilhões e até hoje ninguém consegue explicar como a grana foi aplicada…..anos depois motivado pelas mesmas dívidas surge quem: Collor e zélia cardoso de mello que aplicam o maior confisco ao povo brasileiro…e ninguém reclamou….certamente se fizer alguma coisa para acabar com o carnaval, o samba, a cervejinha e os longos feriados ai sim o povão deve explodir…..é como o velho refrão de uma música ” quem não gosta de samba bom sujeito não é” parece que parte do povo brasileiro leva isso ao pé da letra……falar mais o quê hein!!!!!
Aberração.
Não há nada que se comemorar, Brasília foi feita para os corruptos fugirem do escrutínio público, é uma aberração arquitetônica e humana, um antro de seres da pior espécie.