A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira, 11, que firmou um acordo de parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a fim de reduzir os juros sobre empréstimos para pequenas e microempresas. O objetivo é estimular o crescimento das empresas, com soluções em crédito e atendimento. A estimativa é que mais de 2 milhões de pequenos negócios sejam beneficiados.
O lançamento do novo programa ocorreu em um evento promovido pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo e contou com a presença da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.
A proposta da Caixa é oferecer as seguintes opções de empréstimos para as pequenas e microempresas, com juros reduzidos:
- Empréstimo para capital de giro — Taxas a partir de 1,21% ao mês; e
- Empréstimo para a compra de máquinas e equipamentos — Taxas a partir de 1,34% ao mês.
Outra modalidade que também terá taxas de juros reduzidas é o GiroCAIXA FAMPE — a linha de captação de crédito sem destinação específica, que não necessita de garantia pelo tomador. A linha é destinada a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte que faturam até R$ 4,8 milhões. As taxas são em torno de 1,87% ao mês.