A proposta do Conselho é apresentar um texto com orientações e sugestões para as escolas sobre as aulas

O Conselho Nacional de Educação (CNE), ligado ao MEC (Ministério da Educação) define nesta terça-feira, 28, o texto com as orientações para as escolas de todo o país durante esse período de pandemia causada pelo novo coronavírus.
Além disso, serão apresentadas sugestões para o ensino superior. A votação será realizada em plenário virtual.
A proposta do Conselho é apresentar um texto com orientações e sugestões para as escolas sobre as aulas durante esse período, de acordo com informações do Portal r7.
O que mais vem preocupando pais, estudantes e autoridades de Estados e Municípios é o calendário escolar 2020.
Uma dúvida é se as aulas e as atividades a distância contarão como horas letivas ou terão de ser integralmente repostas quando as aulas presenciais forem retomadas.
Em um texto preliminar do parecer, o CNE lista uma série de atividades não presenciais que podem ser consideradas pelas redes de ensino durante a pandemia.
O Conselho também recomenda que as atividades sejam ofertadas, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não percam o o contato com a escola e não tenham retrocessos na aprendizagem.
O CNE também pede ao MEC e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que acompanhem as ações de reorganização dos calendários de cada sistema de ensino antes de estabelecer os novos cronogramas de avaliações de alcance nacional, como o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).