Câmara aumenta penas de crimes de violência contra mulher

O texto, que segue agora para o Senado, altera a Lei Maria da Penha e os Códigos Penal e de Processo Penal
-Publicidade-
Câmara dos Deputados endureceu as punições a crimes cometidos contra mulheres
Câmara dos Deputados endureceu as punições a crimes cometidos contra mulheres | Foto: iStock

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira 23 um projeto que aumenta penas de crimes cometidos contra mulheres em situação de violência doméstica. A proposta agora será analisada pelo Senado.

O texto altera a Lei Maria da Penha e os Códigos Penal e de Processo Penal. Os deputados dobraram as punições para crimes contra a honra praticados contra mulheres, entre os quais calúnia, difamação e injúria.

Atualmente, o Código Penal determina que quem praticar esses crimes pode ficar isento da pena caso se retrate. Segundo o projeto aprovado na Câmara, essa isenção não ocorrerá mais, mesmo nos casos de retratação do criminoso.

-Publicidade-

O texto também estabelece que, em contexto de violência doméstica, as infrações devem ser investigadas independentemente de apresentação de queixa pela vítima. A proposta é de autoria da deputada Celina Leão (PP-DF).

“Constata-se que a prática delituosa, quando perpetrada no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, reveste-se de maior gravidade, o que demanda a adoção de regras mais rigorosas, a fim de prevenir a sua ocorrência, bem como de punir eventual transgressor dos seus comandos”, afirmou a relatora do projeto, deputada Tia Eron (Republicanos-BA).

O projeto também aumenta a pena do crime de ameaça contra a mulher cometido em situação de violência doméstica — hoje, essa punição vai de um a seis meses, além de multa. A proposta prevê o aumento para seis meses a dois anos de detenção.

Com informações da TV Globo e da Agência Câmara

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.