A prefeitura de Campos do Jordão (SP) decidiu instalar barreiras sanitárias no portal de entrada da cidade. Um dos principais destinos turísticos de inverno do interior de São Paulo, o município recebeu cerca de 30 mil pessoas no feriado de Corpus Christi. Os visitantes frequentaram sobretudo a região do Capivari, uma das mais requisitadas por turistas.
O acesso ao calçadão do Capivari passou a ser controlado durante o feriado prolongado, até a tarde do último domingo, 6, para que fosse garantido o distanciamento social. O município decidiu, também, proibir a retirada de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes para consumo fora dos estabelecimentos.
O prefeito de Campos do Jordão, Marcelo Padovan (PSDB), anunciou uma força-tarefa de 130 policiais militares para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias. Na Praça São Benedito, no Capivari, foi montada uma base móvel de saúde. “Consideramos inadmissível a falta de respeito com que uma parcela dos turistas agiu”, afirmou Padovan. “Isso nos obriga a agir de forma mais dura, já que a responsabilidade é de todos.”
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campos do Jordão informou que os estabelecimentos cumpriram os protocolos sanitários e fecharam as portas às 21 horas, como determina o plano estadual.
Para entrarem na cidade, os visitantes precisam realizar medição de temperatura. Além disso, são orientados acerca das medidas restritivas impostas em razão da pandemia do novo coronavírus.
Leia também: “A aglomeração dos invisíveis”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 56 da Revista Oeste